sicnot

Perfil

Economia

BPI "não reconhece a versão dos factos apresentada" pela Santoro Finance

O BPI respondeu à versão apresentada por Isabel dos Santos para o falhanço das negociações sobre o banco. Em comunicado à CMVM, o BPI esclarece desde logo que "não reconhece a versão dos factos apresentada". O banco liderado por Fernando Ulrich garante que houve acordo entre os dois maiores acionistas, ao contrário do que afirma a Santoro Finance, da empresária angolana.

© Rafael Marchante / Reuters

No documento o Banco BPI reafirma que lhe foi comunicado pela Santoro Finance e pelo CaixaBank, em 10 de Abril, que 'se encerraram com sucesso', naquele dia, as negociações que envolveram aquelas entidades com o objectivo de "encontrar uma solução para a situação de incumprimento pelo Banco BPI do limite dos grandes riscos". O banco acusa ainda a Santoro Finance de ter "desrespeitado o que tinha acordado" em relação a obrigações que apenas diziam respeito à própria santoro.

Noutro comunicado emitido ao início da tarde pela "holding" de Isabel dos Santos é afirmado que "o acordo entre Santoro e CaixaBank nunca foi finalizado", pelo que "é falso ter existido qualquer quebra do acordo da parte da Santoro".

O BPI desmente ainda que tenha faltado a uma reunião agendada com o Banco Nacional de Angola, como refere a filha do presidente angolano: "Tal reunião nunca foi solicitada pelo BNA e nunca esteve, portanto, agendada".

Em causa está o controlo da instituição bancária portuguesa, discutida entre o grupo Santoro, de Isabel dos Ssntos, e os espanhóis do CaixaBank.

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições. Apesar de ter dito que se iria demitir, Florival Cardoso continua em funções.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de três armas da PSP, recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avança hoje que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Casal português com protesto semelhante ao do filme "Três Cartazes à Beira da Estrada"
    3:23
  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07