sicnot

Perfil

Economia

BPI "não reconhece a versão dos factos apresentada" pela Santoro Finance

O BPI respondeu à versão apresentada por Isabel dos Santos para o falhanço das negociações sobre o banco. Em comunicado à CMVM, o BPI esclarece desde logo que "não reconhece a versão dos factos apresentada". O banco liderado por Fernando Ulrich garante que houve acordo entre os dois maiores acionistas, ao contrário do que afirma a Santoro Finance, da empresária angolana.

© Rafael Marchante / Reuters

No documento o Banco BPI reafirma que lhe foi comunicado pela Santoro Finance e pelo CaixaBank, em 10 de Abril, que 'se encerraram com sucesso', naquele dia, as negociações que envolveram aquelas entidades com o objectivo de "encontrar uma solução para a situação de incumprimento pelo Banco BPI do limite dos grandes riscos". O banco acusa ainda a Santoro Finance de ter "desrespeitado o que tinha acordado" em relação a obrigações que apenas diziam respeito à própria santoro.

Noutro comunicado emitido ao início da tarde pela "holding" de Isabel dos Santos é afirmado que "o acordo entre Santoro e CaixaBank nunca foi finalizado", pelo que "é falso ter existido qualquer quebra do acordo da parte da Santoro".

O BPI desmente ainda que tenha faltado a uma reunião agendada com o Banco Nacional de Angola, como refere a filha do presidente angolano: "Tal reunião nunca foi solicitada pelo BNA e nunca esteve, portanto, agendada".

Em causa está o controlo da instituição bancária portuguesa, discutida entre o grupo Santoro, de Isabel dos Ssntos, e os espanhóis do CaixaBank.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.