sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas não impõe soluções aos Estados-membros no caso de bancos em dificuldades

O vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Euro "clarificou" hoje que o Executivo comunitário "não impõe soluções aos Estados-membros" no que respeita a bancos em dificuldades, e garantiu que as regras europeias aplicam-se a todos de igual forma.

Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia.

Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia.

© Vincent Kessler / Reuters (Arquivo)

Durante uma conferência de imprensa na sede da Comissão, em Bruxelas, e após recapitular as principais conclusões do relatório da terceira missão de monitorização pós-programa de resgate, divulgado na véspera, Valdis Dombrovskis disse que "gostaria de aproveitar esta oportunidade para clarificar algumas coisas relativamente ao setor bancário", a começar pelo "papel da Comissão", numa referência implícita ao processo que levou à resolução e venda do Banif.

"A Comissão não impõe soluções aos Estados-membros no que respeita a bancos em dificuldades. Essa é uma escolha das autoridades relevantes e é regulada pela diretiva europeia sobre recuperação e resolução de bancos. No entanto, se uma operação envolve medidas de apoio estatais, a Comissão tem de fazer uma avaliação no quadro das regras sobre ajudas estatais, e determinadas condições podem ser aplicadas. Estas regras são aplicadas a todos os Estados-membros independentemente da nacionalidade dos bancos", declarou.

Relativamente aos créditos malparados, o vice-presidente da Comissão apontou que, "tal como já foi mencionado em vários relatórios sobre Portugal, no contexto do semestre europeu (de coordenação de políticas económicas e orçamentais), é uma questão muito importante", pois trata-se da "capacidade dos bancos de financiar empresas e apoiar o crescimento", mas, uma vez mais, frisou, "não cabe à Comissão decidir como é que Portugal deve atuar".

"Mas estamos certamente à disposição das autoridades nacionais para ajudar a encontrar as soluções apropriadas", acrescentou.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.