sicnot

Perfil

Economia

Apple anuncia descida inédita das vendas do iPhone

A Apple anunciou esta terça-feira a primeira descida nas vendas trimestrais do seu aparelho vedeta, o iPhone, desde que foi lançado em 2007, e uma baixa inédita em 13 anos do volume de negócios.

© Stephen Lam / Reuters

Este grupo tecnológico norte-americano escoou 51,19 milhões de aparelhos no segundo trimestre do seu exercício (janeiro-março), menos 16% do que no mesmo período do ano anterior, quando vendeu 61,17 milhões.

O recuo das vendas do iPhone era esperado. O próprio diretor-geral da Apple, Tim Cook, tinha-o previsto em janeiro.

Porém, também é acompanhado por resultados financeiros dececionantes, uma vez que o lucro baixou 22%, para 10,5 mil milhões de dólares (9,3 mil milhões de euros).

O próprio volume de negócios baixou 13%, para 50,6 mil milhões de dólares, o que, salientou Charlie Bilello, analista na Pension Partners, nunca tinha ocorrido desde o primeiro trimestre de 2003.

E a situação não parece arranjar-se no trimestre em curso, o grupo prevê uma faturação entre 41 mil milhões e 43 mil milhões de dólares, abaixo dos 47 mil milhões que os analistas antecipavam até agora.

A consequência da divulgação destes resultados e destas perspetivas estava a provocar, às 22:00 de Lisboa, uma queda nas ações de 7% nas trocas eletrónicas feitas depois do fecho da praça nova-iorquina.

A diminuição das vendas do iPhone, somada ao declínio que se confirma para o iPad (menos 19% em termos anuais, para 10,25 milhões de unidades), mostra a importância da diversificação para o grupo, o que está a procurar fazer com a Apple Watch, a sua premeira categoria de produto depois do iPad, bem como pelo novo destaque dado aos serviços (Apple Pay, Apple Music). Há ainda muita especulação sobre projetos na área automóvel.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42