sicnot

Perfil

Economia

Apple anuncia descida inédita das vendas do iPhone

A Apple anunciou esta terça-feira a primeira descida nas vendas trimestrais do seu aparelho vedeta, o iPhone, desde que foi lançado em 2007, e uma baixa inédita em 13 anos do volume de negócios.

© Stephen Lam / Reuters

Este grupo tecnológico norte-americano escoou 51,19 milhões de aparelhos no segundo trimestre do seu exercício (janeiro-março), menos 16% do que no mesmo período do ano anterior, quando vendeu 61,17 milhões.

O recuo das vendas do iPhone era esperado. O próprio diretor-geral da Apple, Tim Cook, tinha-o previsto em janeiro.

Porém, também é acompanhado por resultados financeiros dececionantes, uma vez que o lucro baixou 22%, para 10,5 mil milhões de dólares (9,3 mil milhões de euros).

O próprio volume de negócios baixou 13%, para 50,6 mil milhões de dólares, o que, salientou Charlie Bilello, analista na Pension Partners, nunca tinha ocorrido desde o primeiro trimestre de 2003.

E a situação não parece arranjar-se no trimestre em curso, o grupo prevê uma faturação entre 41 mil milhões e 43 mil milhões de dólares, abaixo dos 47 mil milhões que os analistas antecipavam até agora.

A consequência da divulgação destes resultados e destas perspetivas estava a provocar, às 22:00 de Lisboa, uma queda nas ações de 7% nas trocas eletrónicas feitas depois do fecho da praça nova-iorquina.

A diminuição das vendas do iPhone, somada ao declínio que se confirma para o iPad (menos 19% em termos anuais, para 10,25 milhões de unidades), mostra a importância da diversificação para o grupo, o que está a procurar fazer com a Apple Watch, a sua premeira categoria de produto depois do iPad, bem como pelo novo destaque dado aos serviços (Apple Pay, Apple Music). Há ainda muita especulação sobre projetos na área automóvel.

Lusa

  • Encontrada criança britânica desaparecida na praia da Luz

    País

    Foi encontrada a criança britânica que estava desaparecida desde o início da tarde, avançaram as autoridades. A Polícia Marítima tinha sido informada do desaparecimento de um rapaz de 8 anos, de nacionalidade inglesa, tendo efetuado diligências nas proximidades da praia algarvia.

    Em atualização

  • Marcelo pede "serenidade e cabeça fria" no debate político
    1:29
  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.

  • Várias casas evacuadas devido a chuvas fortes na Alemanha
    0:54
  • Liberdade de movimento entre UE e Reino Unido termina em março de 2019

    Brexit

    A liberdade dos cidadãos europeus para viver e trabalhar no Reino Unido vai terminar, em março de 2019. O Governo britânico pediu esta quarta-feira um estudo de um ano sobre a migração europeia no país, de modo a ajudar no sistema de imigração que será implementado. A avaliação vai estar concluída em setembro, de 2018, seis meses antes da conclusão do Brexit.