sicnot

Perfil

Economia

Termina amanhã o prazo de entrega do IRS para trabalhadores dependentes e pensionistas

Os trabalhadores dependentes e os pensionistas têm até amanhã para entregar as declarações de IRS referentes aos rendimentos de 2015, em papel ou através do Portal das Finanças, segundo informação da Autoridade Tributária e Aduaneira.

De acordo com o calendário fiscal publicado no Portal das Finanças, termina este sábado o prazo para que os sujeitos passivos com rendimentos da categoria A (trabalho dependente) e H (pensões), entreguem, "por transmissão eletrónica de dados ou em suporte de papel" a sua declaração de IRS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares).

Caso o contribuinte tenha auferido rendimentos destas categorias provenientes do estrangeiro deve juntar à declaração o anexo J e se tiver benefícios fiscais, deduções à coleta, acréscimos ou rendimentos isentos sujeitos a englobamento deve juntar o anexo H, escrevem as Finanças.

Até quinta-feira, segundo dados publicados no Portal das Finanças, foram submetidos mais de 2,9 milhões de declarações de IRS de trabalhadores dependentes e pensionistas.

Segundo o Ministério das Finanças, os contribuintes que entregaram as declarações de IRS nos primeiros dias do mês de abril devem receber os respetivos reembolsos durante esta semana.

"O primeiro conjunto de reembolsos de IRS foi já autorizado no final da semana passada", disse à Lusa fonte da tutela, acrescentando que "os contribuintes visados deverão receber os devidos reembolsos durante esta semana".

O prazo para a entrega do IRS teve início depois de um período de 15 dias, durante o qual os contribuintes puderam reclamar dos valores das despesas de IRS inscritos na página disponibilizada no Portal das Finanças.

Em maio, decorre a segunda fase de entrega do IRS (trabalhadores independentes e outras categorias).

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC