sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas alerta para deterioração do défice estrutural e critica medidas de consolidação

Bruxelas alerta para a deterioração do défice estrutural português. Nas previsões económicas de Primavera divulgadas hoje, a Comissão Europeia até coloca o défice nominal para 2016 e 2017 abaixo dos 3% do PIB, a linha vermelha do défice excessivo, mas é crítica quanto às medidas de consolidação orçamental.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

As previsões de Bruxelas apontam finalmente para um défice nominal abaixo da linha vermelha, mas a Comissão Europeia continua mais pessimista do que o Governo. Enquanto as contas de Centeno apontam para um défice de 2,2% este ano, Bruxelas fala em 2,7% do PIB.

A diferença mantém-se também para 2017. O governo prevê um défice de 1,4%. e os técnicos europeus dizem que será maior e chegará aos 2,3%.

Apesar da revisão em baixa do défice nominal, a Comissão avisa que há riscos significativos e mostra-se preocupada com o défice estrutural. Segundo Bruxelas, deverá aumentar duas décimas este ano, mais três no próximo e a culpa é da falta de medidas de consolidação orçamental e da dificuldade para se encontrar acordos nesta área em 2016 e 2017.

Também o crescimento económico é revisto em baixa e está abaixo das previsões do Governo.

Outros riscos prendem-se com a desaceleração da retoma económica e do investimento e com possíveis derrapagens na despesa.

As previsões hoje reveladas apontam para uma taxa de desemprego de 11,6% este ano e 10,7% em 2017.

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • Costa exige a demissão de Dijsselbloem e Marcelo assina por baixo
    1:57
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.