sicnot

Perfil

Economia

É proibido arrendar apartamentos (inteiros) pelo Airbnb em Berlim

As autoridades de Berlim proibiram o arrendamento de curta duração de apartamentos na cidade através do Airbnb. Desde 1 de maio, os senhorios que arrendarem através desta plataforma sem o devido pedido de autorização arriscam-se a uma multa que pode ir até aos 100 mil euros.

reuters

A lei já foi aprovada em 2014, mas previa um período de transição que acabou a 30 de abril. Só se aplica porém, a apartamentos por inteiro e não a um ou mais quartos. Os turistas podem arrendar pelo Airbnb quartos, mas não apartamentos.

O responsável pela pasta do Desenvolvimento Urbano da cidade, Andreas Geise, explica que a medida "é necessária" para "manter as rendas acessíveis" e "devolver os apartamentos desviados às pessoas de Berlim e aos recém-chegados”.

Berlin apelou, entretanto, aos residentes para denunciarem de forma anónima quem violar a nova lei.

De acordo com o The Independent, a taxa de apartamentos disponíveis do Airbnb já diminuiu 40%.

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".