sicnot

Perfil

Economia

É proibido arrendar apartamentos (inteiros) pelo Airbnb em Berlim

As autoridades de Berlim proibiram o arrendamento de curta duração de apartamentos na cidade através do Airbnb. Desde 1 de maio, os senhorios que arrendarem através desta plataforma sem o devido pedido de autorização arriscam-se a uma multa que pode ir até aos 100 mil euros.

reuters

A lei já foi aprovada em 2014, mas previa um período de transição que acabou a 30 de abril. Só se aplica porém, a apartamentos por inteiro e não a um ou mais quartos. Os turistas podem arrendar pelo Airbnb quartos, mas não apartamentos.

O responsável pela pasta do Desenvolvimento Urbano da cidade, Andreas Geise, explica que a medida "é necessária" para "manter as rendas acessíveis" e "devolver os apartamentos desviados às pessoas de Berlim e aos recém-chegados”.

Berlin apelou, entretanto, aos residentes para denunciarem de forma anónima quem violar a nova lei.

De acordo com o The Independent, a taxa de apartamentos disponíveis do Airbnb já diminuiu 40%.

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    Dia de debate quinzenal na Assembleia da República, que deve ficar marcado pela saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo. Veja aqui em direto e acompanhe a discussão no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Morreu Roger Moore

    Cultura

    O ator britânico Roger Moore, conhecido pelos filmes de James Bond e a série "O Santo", morreu hoje, na Suíça, na sequência de um cancro. Tinha 89 anos.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.