sicnot

Perfil

Economia

Economia europeia a crescer a ritmo moderado até 2017

A economia europeia vai continuar a crescer a um ritmo moderado pelo menos até 2017. As previsões da Comissão Europeia apontam para uma subida de 1,6% do PIB na Zona Euro e 1,8% na União Europeia em 2016.

reuters

O boletim da primavera salienta que a política monetária do BCE tem estimulado o investimento através de medidas que facilitam o acesso ao financiamento. Ainda assim, o aumento dos preços do petróleo e a valorização do euro face ao dólar pode prejudicar as exportações dos países europeus.

A Comissão sublinha que continuam a ser necessárias reformas estruturais para controlar a elevada dívida pública e privada, ultrapassar as fragilidades do setor financeiro e aumentar a competitividade.

As estimativas apontam para uma queda da taxa de desemprego para 10,3% em 2016 e 9,9% em 2017 na Zona Euro.
No conjunto dos países da União, a taxa de desemprego deve fixar-se em 8,5% em 2017.
A inflação deve manter-se este ano muito próxima do zero.

  • As vítimas do ataque de Londres

    Ataque em Londres

    O ataque desta quarta-feira ao Parlamento britânico em Londres fez quatro mortos, incluindo o atacante. Cerca de 40 pessoas de 11 países diferentes ficaram feridas, entre as quais 29 precisaram de ser levadas para o hospital, onde sete continuam em estado crítico.

    Ana Rute Carvalho

  • Inclusão social em Évora
    2:08

    País

    Mais de 40 empresas do distrito de Évora abriram as portas durante um dia a pessoas portadoras de deficiência. É ideia foi sublinhar a importância da  inclusão no mercado de trabalho.