sicnot

Perfil

Economia

Economia europeia a crescer a ritmo moderado até 2017

A economia europeia vai continuar a crescer a um ritmo moderado pelo menos até 2017. As previsões da Comissão Europeia apontam para uma subida de 1,6% do PIB na Zona Euro e 1,8% na União Europeia em 2016.

reuters

O boletim da primavera salienta que a política monetária do BCE tem estimulado o investimento através de medidas que facilitam o acesso ao financiamento. Ainda assim, o aumento dos preços do petróleo e a valorização do euro face ao dólar pode prejudicar as exportações dos países europeus.

A Comissão sublinha que continuam a ser necessárias reformas estruturais para controlar a elevada dívida pública e privada, ultrapassar as fragilidades do setor financeiro e aumentar a competitividade.

As estimativas apontam para uma queda da taxa de desemprego para 10,3% em 2016 e 9,9% em 2017 na Zona Euro.
No conjunto dos países da União, a taxa de desemprego deve fixar-se em 8,5% em 2017.
A inflação deve manter-se este ano muito próxima do zero.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.