sicnot

Perfil

Economia

UTAO conclui que défice até março aumentou

UTAO conclui que défice até março aumentou

Mais um aviso ao Governo: hoje são os técnicos que dão apoio ao Parlamento que dizem que o défice aumentou 108 milhões de euros até março, em comparação com o ano passado. A UTAO diz que a receita fiscal ficou praticamente inalterada, apesar do executivo estar a contar com um aumento, para conseguir cumprir as metas.

A Unidade Técnica de Apoio ao Orçamento analisou a execução do Orçamento até março. Os técnicos lembram que os primeiros três meses foram anormais porque o Estado estava proibido de fazer despesas extraordinárias, enquanto o Orçamento era preparado e aprovado no Parlamento.

Também por isso, a despesa pública foi menor do que no primeiro trimestre do ano passado.

Até março, o governo gastou 22% do que tem disponível para todo o ano. O gasto com subsídios de desemprego caiu a pique mas o pagamento de salários aumentou, com a devolução dos cortes aos funcionários públicos.

No outro lado da balança, a receita fiscal ficou praticamente estagnada, em comparação com 2015 caiu 0,2%, quando o objectivo do governo é que aumente 3,1%.

Serão dores de cabeça para Mário Centeno, que conta com o aumento da receita com impostos indirectos para cumprir as metas - espera uma subida de 7,1%, mas até março, caíram 0,2%.

Com a balança desequilibrada, entre gastos e receitas, o défice chegou aos 824 milhões de euros, mais 108 milhões do que em 2015, longe da meta do Governo de António Costa.

Ainda há seis meses para mostrar trabalho e o Executivo diz que não há razões para alarme. Antes ainda se vai preocupar com o défice do ano passado: a 18 de maio, Bruxelas dirá se Portugal conseguiu sair em 2015 do procedimento por défice excessivos.

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.