sicnot

Perfil

Economia

UTAO conclui que défice até março aumentou

UTAO conclui que défice até março aumentou

Mais um aviso ao Governo: hoje são os técnicos que dão apoio ao Parlamento que dizem que o défice aumentou 108 milhões de euros até março, em comparação com o ano passado. A UTAO diz que a receita fiscal ficou praticamente inalterada, apesar do executivo estar a contar com um aumento, para conseguir cumprir as metas.

A Unidade Técnica de Apoio ao Orçamento analisou a execução do Orçamento até março. Os técnicos lembram que os primeiros três meses foram anormais porque o Estado estava proibido de fazer despesas extraordinárias, enquanto o Orçamento era preparado e aprovado no Parlamento.

Também por isso, a despesa pública foi menor do que no primeiro trimestre do ano passado.

Até março, o governo gastou 22% do que tem disponível para todo o ano. O gasto com subsídios de desemprego caiu a pique mas o pagamento de salários aumentou, com a devolução dos cortes aos funcionários públicos.

No outro lado da balança, a receita fiscal ficou praticamente estagnada, em comparação com 2015 caiu 0,2%, quando o objectivo do governo é que aumente 3,1%.

Serão dores de cabeça para Mário Centeno, que conta com o aumento da receita com impostos indirectos para cumprir as metas - espera uma subida de 7,1%, mas até março, caíram 0,2%.

Com a balança desequilibrada, entre gastos e receitas, o défice chegou aos 824 milhões de euros, mais 108 milhões do que em 2015, longe da meta do Governo de António Costa.

Ainda há seis meses para mostrar trabalho e o Executivo diz que não há razões para alarme. Antes ainda se vai preocupar com o défice do ano passado: a 18 de maio, Bruxelas dirá se Portugal conseguiu sair em 2015 do procedimento por défice excessivos.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.