sicnot

Perfil

Economia

UTAO conclui que défice até março aumentou

UTAO conclui que défice até março aumentou

Mais um aviso ao Governo: hoje são os técnicos que dão apoio ao Parlamento que dizem que o défice aumentou 108 milhões de euros até março, em comparação com o ano passado. A UTAO diz que a receita fiscal ficou praticamente inalterada, apesar do executivo estar a contar com um aumento, para conseguir cumprir as metas.

A Unidade Técnica de Apoio ao Orçamento analisou a execução do Orçamento até março. Os técnicos lembram que os primeiros três meses foram anormais porque o Estado estava proibido de fazer despesas extraordinárias, enquanto o Orçamento era preparado e aprovado no Parlamento.

Também por isso, a despesa pública foi menor do que no primeiro trimestre do ano passado.

Até março, o governo gastou 22% do que tem disponível para todo o ano. O gasto com subsídios de desemprego caiu a pique mas o pagamento de salários aumentou, com a devolução dos cortes aos funcionários públicos.

No outro lado da balança, a receita fiscal ficou praticamente estagnada, em comparação com 2015 caiu 0,2%, quando o objectivo do governo é que aumente 3,1%.

Serão dores de cabeça para Mário Centeno, que conta com o aumento da receita com impostos indirectos para cumprir as metas - espera uma subida de 7,1%, mas até março, caíram 0,2%.

Com a balança desequilibrada, entre gastos e receitas, o défice chegou aos 824 milhões de euros, mais 108 milhões do que em 2015, longe da meta do Governo de António Costa.

Ainda há seis meses para mostrar trabalho e o Executivo diz que não há razões para alarme. Antes ainda se vai preocupar com o défice do ano passado: a 18 de maio, Bruxelas dirá se Portugal conseguiu sair em 2015 do procedimento por défice excessivos.

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.