sicnot

Perfil

Economia

PM contraria oposição e destaca "momento de grande confiança e investimento"

PM contraria oposição e destaca "momento de grande confiança e investimento"

António Costa contraria a oposição e diz que desde 1986 não havia tantas propostas de investimento no país. Na inauguração de um hotel em Ribeira da Pena, o primeiro-ministro garante que há confiança por parte dos investidores para apostarem em Portugal.

"Felizmente, vivemos neste momento, no país, um momento onde há grande disponibilidade para o investimento. No concurso que abrimos em abril para atribuição de fundos comunitários às empresas bateram-se todos os recordes de candidaturas, com um valor superior a 2.000 milhões de euros", afirmou o chefe do Governo.

Discursando em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, quando inaugurava uma unidade hoteleira de quatro estrelas, António Costa sublinhou que "nunca, desde 86, tinha havido tanta iniciativa e propostas de investimento", um sinal de "que há projetos, iniciativa e confiança dos investidores".

Para o primeiro-ministro, muitos desses projetos de média dimensão, como o hotel que hoje inaugurou, são "fundamentais para estruturar o conjunto do território, não só nos grandes centros urbanos", e representam "oportunidades de criar riqueza e postos de trabalho".

"Se queremos fixar população e inverter esse ciclo de despovoamento, temos de ter infraestruturas, certamente, mas sobretudo investimento que gere emprego, porque só o emprego fixa e atrai população", acrescentou.

Elogiando a unidade hoteleira e os seus empreendedores, Costa disse que se trata de "um excelente exemplo" desta estratégia.

"O que aqui temos é um turismo que aposta na natureza, na sua relação com esta paisagem maravilhosa, com os equipamentos desportivos e que acrescentam a este território uma oferta diferente do sol e praia ou das grandes cidades", afirmou.

Para o primeiro-ministro, "a valorização do território passa pela proteção do ambiente, do património cultural, da gastronomia e dos produtos naturais".

E acrescentou: "O turismo representa hoje mais de 15% do que o país exporta e mais de 8% dos postos de trabalho em todo o país". No entanto, é dever do Governo "alargar as zonas de influência turística, oferecendo produtos diferenciados e que tornam os territórios mais valorizados".

Também para o presidente da Câmara de Ribeira de Pena, Rui Alves, o equipamento hoje inaugurado será importante para dinamizar a economia do concelho, gerando riqueza e emprego.

Só com investimento, defendeu, será possível inverter o ciclo de perda de população de um concelho que, no período de uma geração, perdeu cerca de 50% da população, o que se agravou nos últimos anos com a emigração.

A unidade hoteleira hoje inaugurada, de quatro estrelas, designada "Pena Parque Hotel", tem 96 quartos, criou cerca de 40 postos de trabalho diretos e situa-se junto à saída da autoestrada A7,nos arredores da vila.

O hotel representa um investimento de oito milhões de euros, 3,4 milhões dos quais comparticipados por fundos comunitários.

A autarquia disponibilizou o terreno a preço simbólico e executou os acessos.

Com Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.