sicnot

Perfil

Economia

INE divulga taxa de desemprego no 1º trimestre

O INE divulga hoje a taxa de desemprego do primeiro trimestre deste ano, sendo que os analistas contactados pela agência Lusa admitem uma nova subida face ao trimestre anterior, em linha com uma ligeira desaceleração da atividade económica.

O Instituto de Emprego e Formação Profissional acredita que o número pode vir a crescer tendo em conta a reação, quer por parte das empresas quer dos desempregados nesta fase de lançamento. (Arquivo)

O Instituto de Emprego e Formação Profissional acredita que o número pode vir a crescer tendo em conta a reação, quer por parte das empresas quer dos desempregados nesta fase de lançamento. (Arquivo)

Lusa

A taxa de desemprego subiu de 11,9% no terceiro trimestre para 12,2% no último trimestre do ano passado e, de acordo com estimativas recolhidas pela Lusa, o Instituto Nacional de Estatística poderá divulgar hoje uma nova subida da taxa de desemprego.

A maioria dos analistas contactados pela agência Lusa antecipam uma nova subida da taxa de desemprego no primeiro trimestre, entre 12,4% e 12,6%, com a exceção do BBVA, que prevê uma descida do indicador para 12,1%.

O Núcleo de Estudos de Conjuntura da Economia Portuguesa (NECEP), da Universidade Católica, é o que antecipa a maior subida trimestral da taxa de desemprego, em 0,4 pontos percentuais, para 12,6%.

Já os bancos BPI e Montepio coincidem com a previsão de subida da taxa de desemprego em 0,2 pontos percentuais, para 12,4%, no primeiro trimestre deste ano face aos últimos três meses de 2015.

Segundo a economista-chefe do BPI, Paula Carvalho, este "ligeiro agravamento da taxa de desemprego em termos trimestrais ocorre em linha com a tendência de ligeira desaceleração da atividade económica".

O Governo estima que a taxa de desemprego desça para 11,4% no conjunto do ano.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.