sicnot

Perfil

Economia

INE divulga taxa de desemprego no 1º trimestre

O INE divulga hoje a taxa de desemprego do primeiro trimestre deste ano, sendo que os analistas contactados pela agência Lusa admitem uma nova subida face ao trimestre anterior, em linha com uma ligeira desaceleração da atividade económica.

O Instituto de Emprego e Formação Profissional acredita que o número pode vir a crescer tendo em conta a reação, quer por parte das empresas quer dos desempregados nesta fase de lançamento. (Arquivo)

O Instituto de Emprego e Formação Profissional acredita que o número pode vir a crescer tendo em conta a reação, quer por parte das empresas quer dos desempregados nesta fase de lançamento. (Arquivo)

Lusa

A taxa de desemprego subiu de 11,9% no terceiro trimestre para 12,2% no último trimestre do ano passado e, de acordo com estimativas recolhidas pela Lusa, o Instituto Nacional de Estatística poderá divulgar hoje uma nova subida da taxa de desemprego.

A maioria dos analistas contactados pela agência Lusa antecipam uma nova subida da taxa de desemprego no primeiro trimestre, entre 12,4% e 12,6%, com a exceção do BBVA, que prevê uma descida do indicador para 12,1%.

O Núcleo de Estudos de Conjuntura da Economia Portuguesa (NECEP), da Universidade Católica, é o que antecipa a maior subida trimestral da taxa de desemprego, em 0,4 pontos percentuais, para 12,6%.

Já os bancos BPI e Montepio coincidem com a previsão de subida da taxa de desemprego em 0,2 pontos percentuais, para 12,4%, no primeiro trimestre deste ano face aos últimos três meses de 2015.

Segundo a economista-chefe do BPI, Paula Carvalho, este "ligeiro agravamento da taxa de desemprego em termos trimestrais ocorre em linha com a tendência de ligeira desaceleração da atividade económica".

O Governo estima que a taxa de desemprego desça para 11,4% no conjunto do ano.

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.