sicnot

Perfil

Economia

Imposto sobre produtos petrolíferos vai baixar um cêntimo por litro

O Ministério das Finanças anunciou que o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) vai baixar um cêntimo por litro, tanto na gasolina como no gasóleo.

SIC

SIC

Esta descida já tinha sido prometida pelo Governo, quando agravou o imposto em seis cêntimos em fevereiro.

Trata-se da primeira revisão trimestral do ISP e decorre do agravamento do preço de referência dos combustíveis nos últimos três meses.

Com a redução de um cêntimo, os cofres do Estado vão arrecadar menos 44 milhões de euros do que estava previsto para este ano.

Uma perda que deverá ser compensada pela receita do IVA, aplicado sobre o preço dos combustíveis.

  • À espera da descida do imposto nos combustíveis
    1:06

    Economia

    O Governo vai anunciar ainda hoje a descida do imposto sobre os combustíveis. o corte deverá rondar os três cêntimos, metade do aumento aplicado em fevereiro. A decisão foi confirmada pelo primeiro-ministro, na entrevista à SIC, mas António Costa escusou-se a falar em números.

  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32

    País

    Há cada vez mais homens e idosos a pedirem ajuda à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Segundo o relatório anual da APAV conhecido esta segunda-feira, foram identificadas quase 10 mil vítimas de violência no ano passado. Cerca de 80% são mulheres casadas e com cerca de 50 anos.