sicnot

Perfil

Economia

Imposto sobre produtos petrolíferos vai baixar um cêntimo por litro

O Ministério das Finanças anunciou que o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) vai baixar um cêntimo por litro, tanto na gasolina como no gasóleo.

SIC

SIC

Esta descida já tinha sido prometida pelo Governo, quando agravou o imposto em seis cêntimos em fevereiro.

Trata-se da primeira revisão trimestral do ISP e decorre do agravamento do preço de referência dos combustíveis nos últimos três meses.

Com a redução de um cêntimo, os cofres do Estado vão arrecadar menos 44 milhões de euros do que estava previsto para este ano.

Uma perda que deverá ser compensada pela receita do IVA, aplicado sobre o preço dos combustíveis.

  • À espera da descida do imposto nos combustíveis
    1:06

    Economia

    O Governo vai anunciar ainda hoje a descida do imposto sobre os combustíveis. o corte deverá rondar os três cêntimos, metade do aumento aplicado em fevereiro. A decisão foi confirmada pelo primeiro-ministro, na entrevista à SIC, mas António Costa escusou-se a falar em números.

  • Economia portuguesa a crescer
    2:26
  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Viver em Évora
    5:11
  • Ano letivo "de uma maneira geral começou bem"

    País

    O Presidente da República considerou esta sexta-feira que o ano letivo "de uma maneira geral começou bem" e defendeu a possibilidade serem feitas "correções" a situações "injustas ou discutíveis" entre os concursos que se realizam de quatro em quatro anos.