sicnot

Perfil

Economia

Imposto sobre produtos petrolíferos vai baixar um cêntimo por litro

O Ministério das Finanças anunciou que o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) vai baixar um cêntimo por litro, tanto na gasolina como no gasóleo.

SIC

SIC

Esta descida já tinha sido prometida pelo Governo, quando agravou o imposto em seis cêntimos em fevereiro.

Trata-se da primeira revisão trimestral do ISP e decorre do agravamento do preço de referência dos combustíveis nos últimos três meses.

Com a redução de um cêntimo, os cofres do Estado vão arrecadar menos 44 milhões de euros do que estava previsto para este ano.

Uma perda que deverá ser compensada pela receita do IVA, aplicado sobre o preço dos combustíveis.

  • À espera da descida do imposto nos combustíveis
    1:06

    Economia

    O Governo vai anunciar ainda hoje a descida do imposto sobre os combustíveis. o corte deverá rondar os três cêntimos, metade do aumento aplicado em fevereiro. A decisão foi confirmada pelo primeiro-ministro, na entrevista à SIC, mas António Costa escusou-se a falar em números.

  • Queda de avioneta em Espanha causa 4 mortos

    Mundo

    Uma avioneta com destino a Cascais, em que seguia uma família de quatro pessoas - dois adultos e dois menores - caiu em Sotillo de las Palomas, em Toledo, Espanha.

    Em desenvolvimento

  • Um discurso histórico com os pedidos de sempre
    2:30

    País

    Jerónimo de Sousa voltou este domingo a pedir a renegociação da dívida e a saída de Portugal do euro. Num discurso historicamente curto, apenas 15 minutos, no encerramento do Congresso do PCP, o reeleito secretário-geral comunista anunciou que o aumento dos salários e a reversão das alterações à legislação laboral são duas prioridades para os próximos tempos.

  • Mais de 50 milhões de italianos decidem futuro do país
    1:43

    Mundo

    Este domingo, está nas mãos de mais de 50 milhões de eleitores italianos o futuro do país. Mais do que um voto à reforma constitucional, o referendo terá consequências políticas diretas no Governo italiano. As urnas fecham às 23h00, 22h00 em Lisboa. Os primeiros resultados são esperados meia hora depois.