sicnot

Perfil

Economia

Montepio passa de lucro a prejuízo de 19,8 ME no primeiro trimestre

O Montepio Geral teve um resultado líquido negativo de 19,8 milhões de euros entre janeiro e março, que compara com o lucro de 9,8 milhões de euros obtido em igual período de 2015, informou hoje a entidade.

No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o banco mutualista sublinhou que esta evolução é explicada pelo "impacto, em custos operacionais, do processo de racionalização da estrutura operativa, no âmbito do plano estratégico em vigor, e que tem como objetivo o redimensionamento dos recursos afetos à atividade".

Os custos relacionados com este processo ascenderam a 9,2 milhões de euros, especificou o Montepio, que antecipa que os impactos positivos resultantes do mesmo vão atingir os 35 milhões de euros até ao final do ano.

Além disso, o plano da equipa de gestão liderada por José Félix Morgado responde à "necessidade de ajustar a instituição aos desafios suscitados pela economia, pelo mercado e pelas novas tendências comportamentais".

Para além do impacto do processo de reestruturação em curso nos resultados, o prejuízo apurado é também explicado pelo "menor contributo dos resultados com a carteira de dívida pública portuguesa", sublinhou o banco.

No primeiro trimestre deste ano, os resultados relacionados com a carteira de dívida soberana portuguesa atingiram 7,3 milhões de euros, muito abaixo dos 78,4 milhões de euros no período homólogo de 2015.

Em termos globais, os resultados de operações financeiras ascenderam a 1,6 milhões de euros, que comparam com 85,1 milhões de euros no período homólogo, "os quais incorporam 69,4 milhões de euros relacionados com resultados de alienação de títulos de dívida pública portuguesa, face a 2,9 milhões de euros registados no primeiro trimestre de 2016", especificou a entidade.

Já a margem financeira situou-se em 60,6 milhões de euros no primeiro trimestre, ligeiramente abaixo dos 62,6 milhões de euros em igual período de 2015.

De resto, graças ao aumento do capital institucional e a venda de unidades de participação próprias do Fundo de Participação da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG), conjugado com a redução dos ativos ponderados pelo risco (RWA), os quais desceram 1.530 milhões de euros (-9,9%), houve um incremento dos fundos próprios no valor de 301,5 milhões de euros.

Assim, houve um reforço dos rácios de capital, com o rácio 'common equity tier 1' (CET1) 'phasing in' (em transição para as novas regras europeias) a fixar-se nos 10,4%.

O rácio de transformação ascendeu a 101,9% no final de março (contra 92,5% no final do mesmo mês de 2015).

Os depósitos de clientes caíram 13,3% para 12,5 mil milhões de euros e o crédito a clientes baixou 4,9% para 14,8 mil milhões de euros.

Durante o primeiro trimestre, o Montepio fechou 53 balcões em Portugal, para um total de 383 agências, e reduziu o número de colaboradores em 113 pessoas para um total de 3.793 trabalhadores.

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.