sicnot

Perfil

Economia

Montepio passa de lucro a prejuízo de 19,8 ME no primeiro trimestre

O Montepio Geral teve um resultado líquido negativo de 19,8 milhões de euros entre janeiro e março, que compara com o lucro de 9,8 milhões de euros obtido em igual período de 2015, informou hoje a entidade.

No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o banco mutualista sublinhou que esta evolução é explicada pelo "impacto, em custos operacionais, do processo de racionalização da estrutura operativa, no âmbito do plano estratégico em vigor, e que tem como objetivo o redimensionamento dos recursos afetos à atividade".

Os custos relacionados com este processo ascenderam a 9,2 milhões de euros, especificou o Montepio, que antecipa que os impactos positivos resultantes do mesmo vão atingir os 35 milhões de euros até ao final do ano.

Além disso, o plano da equipa de gestão liderada por José Félix Morgado responde à "necessidade de ajustar a instituição aos desafios suscitados pela economia, pelo mercado e pelas novas tendências comportamentais".

Para além do impacto do processo de reestruturação em curso nos resultados, o prejuízo apurado é também explicado pelo "menor contributo dos resultados com a carteira de dívida pública portuguesa", sublinhou o banco.

No primeiro trimestre deste ano, os resultados relacionados com a carteira de dívida soberana portuguesa atingiram 7,3 milhões de euros, muito abaixo dos 78,4 milhões de euros no período homólogo de 2015.

Em termos globais, os resultados de operações financeiras ascenderam a 1,6 milhões de euros, que comparam com 85,1 milhões de euros no período homólogo, "os quais incorporam 69,4 milhões de euros relacionados com resultados de alienação de títulos de dívida pública portuguesa, face a 2,9 milhões de euros registados no primeiro trimestre de 2016", especificou a entidade.

Já a margem financeira situou-se em 60,6 milhões de euros no primeiro trimestre, ligeiramente abaixo dos 62,6 milhões de euros em igual período de 2015.

De resto, graças ao aumento do capital institucional e a venda de unidades de participação próprias do Fundo de Participação da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG), conjugado com a redução dos ativos ponderados pelo risco (RWA), os quais desceram 1.530 milhões de euros (-9,9%), houve um incremento dos fundos próprios no valor de 301,5 milhões de euros.

Assim, houve um reforço dos rácios de capital, com o rácio 'common equity tier 1' (CET1) 'phasing in' (em transição para as novas regras europeias) a fixar-se nos 10,4%.

O rácio de transformação ascendeu a 101,9% no final de março (contra 92,5% no final do mesmo mês de 2015).

Os depósitos de clientes caíram 13,3% para 12,5 mil milhões de euros e o crédito a clientes baixou 4,9% para 14,8 mil milhões de euros.

Durante o primeiro trimestre, o Montepio fechou 53 balcões em Portugal, para um total de 383 agências, e reduziu o número de colaboradores em 113 pessoas para um total de 3.793 trabalhadores.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17