sicnot

Perfil

Economia

Próximos administradores do BdP serão ouvidos no Parlamento na terça-feira

Elisa Ferreira e Máximo dos Santos vão ser ouvidos no Parlamento na próxima terça-feira para as audições obrigatórias para a nomeação como administradores do Banco de Portugal se concretize.

A eurodeputada socialista e o atual presidente do BES mau vão ser ouvido pela Comissão Parlamentar de orçamento e finanças.

Os nomes dos dois candidatos terão ainda de ser aprovados em Conselho de Ministros.

  • Livro branco da banca sugere que BdP possa retirar idoneidade a banqueiros com base em indícios
    1:14

    Queda do BES

    O Banco de Portugal devia poder retirar a idoneidade aos banqueiros sempre que haja apenas indícios, sem precisar de provas concretas. A recomendação é feita no novo livro branco sobre a supervisão financeira. Os autores dizem que é preciso dar mais poderes ao regulador para que se possa evitar colapsos como o do Banco Espírito Santo. O governador do Banco de Portugal pediu a equipa independente que escrevesse o livro depois da queda do BES.

  • Consultora do BdP avaliou cenários de resolução depois da injeção pública
    0:49

    Banif

    A hipótese de uma resolução no Banif começou a ser estudada pelo Banco de Portugal poucos meses depois do banco ter recebido empréstimos públicos. Entre os vários cenários em cima da mesa, o mais barato era a nacionalização. A revelação foi feita por Rodrigo Pinto Ribeiro, sócio da Oliver Wyman, a consultora contratada pelo Banco de Portugal.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual, onde aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Primeiro-ministro assume desafio de "reconstruir e preparar o futuro"
    3:01
  • Nova troca de acusações entre Rui Rio e Santana Lopes
    2:28

    País

    Pedro Santana Lopes disse este domingo, na apresentação do programa de candidatura, que enquanto uns descem, ele sobe o nível do debate, na corrida à liderança do PSD. Foi a resposta às críticas de Rui Rio, que o acusou de não saber o que quer e de continuar a fazer trapalhadas.