Bruxelas exige mais austeridade e adia decisão sobre sanções a Portugal
Bruxelas exige mais austeridade e adia decisão sobre sanções a Portugal
18.05.2016 13h25
A União Europeia exige que Portugal aplique mais austeridade já este ano e no próximo. Em troca, Bruxelas desiste, para já, da multa por descontrolo das contas do Estado. Estas decisões foram tomadas esta manhã pelos comissários europeus, que deram um prazo até julho para que o Governo comece a aplicar as medidas.
Relacionados
-
Bruxelas adia sanções para Portugal e Espanha
A Comissão Europeia não vai aplicar, para já, sanções a Portugal por ter furado o défice em 2015. A decisão não é no entanto definitiva e voltará a ser discutida no início de Julho.
- 0:49
Santana Lopes e Vitorino afastam cenários de sanções de Bruxelas
Pedro Santana Lopes acredita que a Comissão Europeia não vai castigar Portugal pelo défice excessivo de 2015. António Vitorino pede que Bruxelas seja prudente e tenha em conta os sacrifícios feitos pelos portugueses durante o período de assistência.
- 2:07
Marcelo diz que previsões económicas podem ter de ser revistas
O Presidente da República volta a apelar a Bruxelas para não aplicar sanções a Portugal. Num claro aviso ao Governo, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu também que as previsões económicas podem ter de ser revistas. Uma revisão que deve ser feita sem alarmismos e com lucidez.
- 2:14
Bruxelas admite castigo a Portugal
O líder do grupo parlamentar do Partido Popular Europeu quer que Jean Claude Juncker tenha mão pesada com Portugal. Em causa está o défice de 2015 acima do limite previsto. A declaração surge depois de Pedro Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque terem apelado à comissão Europeia para que não aplique sanções a Portugal.
- 0:59
Passos diz que só há razão para sanções caso Bruxelas não acredite nas metas do Governo
Pedro Passos Coelho defendeu que só existe razão para Bruxelas aplicar sanções a Portugal caso a Comissão Europeia não acredite nas metas do Governo. O líder do PSD diz que não há motivos para aplicar sanções, quando o país alcançou um défice de 3% em 2015, sem contar com o Banif.
Na Homepage
-
Angela Merkel inicia hoje visita aos Estados Unidos
A chanceler alemã inicia hoje uma visita à Casa Branca, para debater com o Presidente norte-americano "questões bilaterais e os desafios da política externa e de segurança", segundo o porta-voz do Executivo de Berlim.
27.04.2018 às 8h46
- 0:54
- 0:32
"Há partidos que no discurso dizem uma coisa mas com o voto fazem outra"
26.04.2018 às 19h42
-
-
-
-
Português assassinou mulher e filho na Suíça por não aceitar separação
A não aceitação da separação está na origem do crime perpetrado por um cidadão português que assassinou a mulher e o filho na quarta-feira, em Payerne, centro-oeste da Suíça, revelou a edição eletrónica da Gazeta Lusófona.
26.04.2018 às 20h24
- 0:20
- 1:27
-
"Se não conseguir subir, pelo menos rasteje"
Depois de quatro horas e mais de 2700 degraus, Mandy Horvath chegou ao cimo do monte de Manitou, no Colorado, Estados Unidos. Uma história de persistência e superação.
26.04.2018 às 21h21
-
Vírus Zika mata tumores cerebrais humanos em experiência com ratos
Cientistas verificaram num ensaio pré-clínico com ratos que o vírus Zika elimina tumores cerebrais comuns em crianças com menos de cinco anos, foi esta quinta-feira divulgado.
26.04.2018 às 20h35
- 1:30