sicnot

Perfil

Economia

PCP acusa Bruxelas de condicionar opções tomadas por um país soberano

PCP acusa Bruxelas de condicionar opções tomadas por um país soberano

Sobre a Comissão Europeia exigir mais austeridade, o PCP fala na tentativa de Bruxelas "condicionar" as decisões de um país soberano e de querer que Portugal volte a aplicar uma política de exploração.

  • Portugal terá de apresentar medidas adicionais de mais de 700 M€
    0:47

    Economia

    A Comissão Europeia exige que o défice deste ano baixe para os 2,3% do PIB. Pelas contas de Bruxelas, isto implicará um esforço adicional de 4 décimas, ou seja, as medidas a apresentar deverão valer mais de 700 milhões de euros. Ficam também definidas novas metas para a redução do défice estrutural. Foram anunciadas pelo vice-presidente da Comissão Europeia, que diz que este pacote de medidas adicionais não será determinante para a decisão sobre as sanções, que levará apenas em conta o défice de 2015.

  • BE denuncia "jogo" da parte da Comissão Europeia
    1:10

    Economia

    O Bloco de Esquerda diz que é "perverso" que a Comissão Europeia exija sanções que vão no mesmo sentido da austeridade. A deputada Mariana Mortágua denuncia ainda um "jogo" por parte de Bruxelas, por adiar o anúncio de eventuais medidas para depois das eleições em Espanha.

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    A situação económica e financeira foi o tema escolhido pelo Governo, mas a polémica da descida da Taxa Social Única dominará certamente a discussão na Assembleia da República. Veja aqui em direto e participe no Minuto a Minuto Parlamento Global/SIC.

    Direto

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.