sicnot

Perfil

Economia

Portugal coloca 1.830 M€ em dívida a juros superiores a 6 meses e inferiores a 1 ano

Portugal colocou hoje 1.830 milhões de euros em Bilhetes de Tesouro a seis meses a taxas superiores e a um ano a juros mais baixos, face aos anteriores leilões comparáveis, foi anunciado.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Além das taxas de juro médias terem subido a seis meses e descido a um ano, nos dois leilões de hoje o montante colocado de 1.830 milhões de euros foi superior ao montante indicativo, que era entre 1.250 e 1.500 milhões de euros.

Segundo informação da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) na página da Bloomberg, a entidade colocou 1.310 milhões de euros a um ano à taxa de juro média de 0,043%, inferior à de 0,050% verificada no anterior leilão comparável de 18 de março.

A procura atingiu 1.915 milhões de euros, 1,46 vezes superior ao montante colocado.

Os restantes 520 milhões de euros foram colocados em BT a seis meses a uma taxa de juro média de 0,021%, superior à de 0,009% verificada no anterior leilão comparável também de 18 de março.

O total de propostas dos investidores para este prazo cifrou-se em 995 milhões de euros, 1,91 vezes superior ao montante colocado.

Nos anteriores leilões comparáveis, realizados em 18 de março, o IGCP colocou 443 milhões de euros em BT a seis meses a uma taxa de juro média de 0,009% e 1.285 milhões de euros em BT a um ano a uma taxa de juro média de 0,050%.

Em 18 de novembro do ano passado, as taxas de juro médias dos BT a seis e 12 meses atingiram os mínimos de sempre de -0,018% e -0,006%, respetivamente.

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Ministro alemão elogia Centeno que está otimista com o futuro da Zona Euro
    1:13

    Economia

    Mário Centeno diz que a Zona Euro tem um futuro positivo pela frente e acredita que o grupo dos países do euro está alinhado num projeto comum. Declarações do novo presidente do Eurogrupo no final de um encontro com o ministro das Finanças alemão, em Berlim. Peter Altmaier deu Portugal como exemplo de sucesso e reconheceu que foi um erro dividir a Europa entre Norte e Sul durante os anos da crise.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC