sicnot

Perfil

Economia

Assinado acordo entre acionistas privados da TAP e Governo

O acordo que garante que o Estado volta a ser o maior acionista da TAP já foi assinado, avançou o Expresso, O contrato inclui a entrada do grupo chinês HNA no capital do consórcio que junta o empresário português Humberto Pedrosa e norte-americano David Neelemen.

© Paulo Whitaker / Reuters

O prazo de validade do memorando de entendimento entre o Estado e os acionistas privados da companhia aérea terminava este sábado.


Esta quinta-feira, a resolução do conselho de ministros validou a assinatura do acordo entre a Parpublica e o consórcio Atlantic Gateway.


O governo vai, assim, ficar com 50% da companhia área, em vez de 34%, como previa o contrato anterior assinado entre o Governo de Pedro Passos Coelho e os acionistas privados vencedores do processo de privatização.


O operação deverá ficar fechada até agosto, depois de realizada a renegociação com a banca e a oferta pública de venda a trabalhadores.

  • Pedro Marques diz que o que se está a fazer na TAP é um bom exemplo
    1:41

    Economia

    O ministro do Planeamento e Infraestruturas diz que o que se está a fazer na TAP é um bom exemplo para outras empresas quanto ao que pode ser feito a nível de reestruturação nas empresas públicas pedida pela Comissão Europeia. O acordo final entre Governo e acionistas da TAP terá que ficar fechado até sábado. Pedro Marques diz que as negociações estão bem encaminhadas e só as questões jurídicas justificam a demora.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.