sicnot

Perfil

Economia

Assinado acordo entre acionistas privados da TAP e Governo

O acordo que garante que o Estado volta a ser o maior acionista da TAP já foi assinado, avançou o Expresso, O contrato inclui a entrada do grupo chinês HNA no capital do consórcio que junta o empresário português Humberto Pedrosa e norte-americano David Neelemen.

© Paulo Whitaker / Reuters

O prazo de validade do memorando de entendimento entre o Estado e os acionistas privados da companhia aérea terminava este sábado.


Esta quinta-feira, a resolução do conselho de ministros validou a assinatura do acordo entre a Parpublica e o consórcio Atlantic Gateway.


O governo vai, assim, ficar com 50% da companhia área, em vez de 34%, como previa o contrato anterior assinado entre o Governo de Pedro Passos Coelho e os acionistas privados vencedores do processo de privatização.


O operação deverá ficar fechada até agosto, depois de realizada a renegociação com a banca e a oferta pública de venda a trabalhadores.

  • Pedro Marques diz que o que se está a fazer na TAP é um bom exemplo
    1:41

    Economia

    O ministro do Planeamento e Infraestruturas diz que o que se está a fazer na TAP é um bom exemplo para outras empresas quanto ao que pode ser feito a nível de reestruturação nas empresas públicas pedida pela Comissão Europeia. O acordo final entre Governo e acionistas da TAP terá que ficar fechado até sábado. Pedro Marques diz que as negociações estão bem encaminhadas e só as questões jurídicas justificam a demora.

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • "Não se pode voltar atrás, o povo de Deus confirmou a necessidade deste Papa"
    3:15
  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.