sicnot

Perfil

Economia

Governo espanhol convencido que Comissão Europeia não vai aplicar sanções ao país

O ministro da Economia espanhol, Luis Guindos, afirmou hoje estar "convencido" de que a Comissão Europeia não vai impor "nenhum tipo de sanções a Espanha" face ao desvio do défice público em 2015.

© Eric Vidal / Reuters

A Comissão Europeia adiou, no dia 18, para o início de julho uma decisão sobre eventuais sanções a Portugal e Espanha por défice excessivo em 2015, mantendo-se Portugal sob Procedimento por Défice Excessivo (PDE).

Para Luis Guindos, que falava em conferência de imprensa, a decisão da Comissão Europeia de adiar para julho a decisão de uma eventual multa a Espanha é "perfeitamente legal", reagindo também às declarações do ministro das Finanças alemão, Wolfang Schauble, que afirmou que o governo alemão não está "contente" com a decisão.

"Estou convencido de que não haverá qualquer penalidade contra Espanha", disse, salientando que se o crescimento económico do país continuar nos 3%, Espanha vai sair do procedimento por défice excessivo em 2017.

O ministro insistiu que o caminho definido pela Comissão Europeia é o "compromisso de Espanha" e salientou que, se o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) se mantiver, é possível, "sem medidas adicionais sobre impostos ou gastos públicos", atingir a meta do défice abaixo dos 3% no próximo ano.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.