sicnot

Perfil

Economia

Execução orçamental de abril revela que Portugal está "no bom caminho"

Execução orçamental de abril revela que Portugal está "no bom caminho"

O ministro das Finanças diz que a execução orçamental de Abril revela que Portugal se encontra no "bom caminho". Mário Centeno participa esta tarde em Lisboa numa conferência sobre economia, promovida pela UGT. Centeno mostrou-se optimista, pela facto de a despesa pública estar abaixo do que tinha previsto o Governo.

  • Execução orçamental não preocupa Marcelo
    2:39

    Economia

    O Presidente da República diz que a Alemanha só tem a ganhar com a estabilidade e o reforço da banca portuguesa e adianta que o sistema financeiro será um dos temas da conversa que vai ter esta segunda-feira com a chanceler alemã. Marcelo chegou este domingo a Berlim para uma visita de dois dias. À margem de um encontro com a comunidade portuguesa, e confrontado com a notícia do jornal Expresso que dava conta de dúvidas de Belém em relação às previsões económicas do Governo, Marcelo limita-se a dizer que a execução orçamental de abril não dá razão para preocupações.

  • Os números da execução orçamental
    1:47

    Economia

    Foram hoje conhecidos os números da execução orçamental relativos aos primeiros quatro meses do ano. O défice continua a aumentar mas ainda assim, menos do que no período anterior. O défice ultrapassou os mil e seiscentos milhões de euros em abril. Quase duplicou em relação a março e aumentou 56 milhões quando comparado com 2015. O Governo desdramatiza os números.

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    A situação económica e financeira foi o tema escolhido pelo Governo, mas a polémica da descida da Taxa Social Única dominará certamente a discussão na Assembleia da República. Veja aqui em direto e participe no Minuto a Minuto Parlamento Global/SIC.

    Direto

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.