sicnot

Perfil

Economia

Ministro da Economia antevê um ano turístico ainda melhor que os anteriores

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, revelou hoje que os indicadores da procura turística em março foram superiores aos dos anos anteriores e fazem perspetivar um ano ainda melhor ao nível do turismo.

LUSA

"O turismo está a viver um bom momento em Portugal e tudo indica que este ano será ainda melhor, em termos do número de pessoas e de receitas", frisou o governante, em Coimbra, durante um jantar/conferência, no âmbito do 3.º Fórum Turismo Interno, que decorre na cidade até terça-feira.

Segundo Caldeira Cabral, "os dados dos primeiros meses são muito animadores e as reservas para os próximos meses são também bastante animadoras".

Apesar do bom desempenho do turismo português nos últimos anos, o ministro da tutela salientou que é importante garantir que as condições de crescimento com qualidade vão continuar a existir.

"Lançámos à discussão uma estratégia para a próxima década, para manter o crescimento com qualidade, o que só vai acontecer se soubermos continuar a investir na formação para turistas, que são cada vez mais exigentes", sublinhou.

Entre as medidas já adotadas, Caldeira Cabral destacou a aposta nas escolas de turismo e na valorização do património histórico, além do reforço do "peso" da gastronomia, como fator diferenciador para os visitantes, e do enoturismo.

"Estamos a desenvolver um programa interesse de revalorização de espaços históricos para melhorar a oferta turística e estamos também a lançar o Portugal Destino Wi-fi, usando as novas tecnologias para proporcionar aos visitantes melhores experiências e também para que as empresas portuguesas possam ter melhores condições de chegar aos clientes", frisou.

O ministro da Economia defendeu a desconcentração do turismo para combater a sazonalidade, através da realização de eventos, convenções e congressos nas épocas baixas, que podem ajudar a criar mais rendimento e a melhorar as taxas de ocupação.

"No verão, em que está tudo esgotado é difícil melhorar as taxas de ocupação, mas há muitos meses em que a taxa de ocupação fica abaixo do que seria desejável", enfatizou o governante.

Na sua intervenção, acrescentou ainda que o Governo pretende promover também a desconcentração geográfica: "se queremos que as pessoas passem mais tempo em Portugal e voltem, temos de fazer ver que há outro Portugal que ainda não visitaram para além do sol e praia e das grandes cidades".

Ao nível do património histórico, Caldeira Cabral anunciou que a tutela está a desenvolver um "trabalho muito interessante" com o ministério da Cultura para libertar espaços "únicos e bem preservados" para os abrir a ofertas turísticas diferenciadoras, que cativem os turistas para momentos de "excecionalidade".

A iniciativa "Vê Portugal" - 3.º Fórum Turismo Interno", organizada conjuntamente pela Turismo Centro de Portugal e Câmara Municipal de Coimbra, teve início no sábado e encerra na terça-feira no Convento de São Francisco.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e, a organização espera ter 60 mil participantes.

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.