sicnot

Perfil

Economia

Preço das casas em Portugal continental subiu 1,2% no primeiro trimestre do ano

O preço das casas em Portugal continental aumentou 1,2% no primeiro trimestre de 2016 face ao trimestre anterior, segundo dados da Confidencial Imobiliário, hoje divulgados, revelando que desde junho de 2013 até março deste ano os preços subiram 7,6%.

(REUTERS/ ARQUIVO)

Os resultados provisórios do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário evidenciam "uma tendência de estabilização" dos preços da habitação no mercado nacional durante os dois primeiros meses do ano [janeiro e fevereiro], contudo o mês de março contrariou a tendência e apresentou "uma recuperação de 0,9% face ao mês anterior [fevereiro]".

De acordo com os dados da Confidencial Imobiliário, o preço das casas atingiu "o ponto mais alto desde o mínimo do mercado, registado em junho de 2013", no mês de maio deste ano.

Desde junho de 2013 até março de 2016, "os preços habitacionais em Portugal já subiram 7,6%", verificou o Índice de Preços Residenciais.

O mês de março destacou-se, ainda, por apresentar "uma recuperação de preços positiva", em comparação com o mês de fevereiro deste ano.

"Ao longo dos primeiros três meses de 2016, a taxa de variação homóloga cresceu 1,7 pontos percentuais até atingir os 3,5% em março. Esta é a taxa de variação homóloga mais elevada dos últimos sete meses", informou, em comunicado, a Confidencial Imobiliário.

O Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário é apurado com base nos preços efetivos de transação, informação que resulta do SIR - Sistema de Informação Residencial que regista dados de oferta e vendas, com detalhe à freguesia, através de um levantamento de informações junto de promotores, mediadores e avaliadores imobiliários, além da banca.

A Confidencial Imobiliário é uma empresa independente, especializada na produção e difusão de indicadores de análise do mercado imobiliário.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.