sicnot

Perfil

Economia

Preço das casas em Portugal continental subiu 1,2% no primeiro trimestre do ano

O preço das casas em Portugal continental aumentou 1,2% no primeiro trimestre de 2016 face ao trimestre anterior, segundo dados da Confidencial Imobiliário, hoje divulgados, revelando que desde junho de 2013 até março deste ano os preços subiram 7,6%.

(REUTERS/ ARQUIVO)

Os resultados provisórios do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário evidenciam "uma tendência de estabilização" dos preços da habitação no mercado nacional durante os dois primeiros meses do ano [janeiro e fevereiro], contudo o mês de março contrariou a tendência e apresentou "uma recuperação de 0,9% face ao mês anterior [fevereiro]".

De acordo com os dados da Confidencial Imobiliário, o preço das casas atingiu "o ponto mais alto desde o mínimo do mercado, registado em junho de 2013", no mês de maio deste ano.

Desde junho de 2013 até março de 2016, "os preços habitacionais em Portugal já subiram 7,6%", verificou o Índice de Preços Residenciais.

O mês de março destacou-se, ainda, por apresentar "uma recuperação de preços positiva", em comparação com o mês de fevereiro deste ano.

"Ao longo dos primeiros três meses de 2016, a taxa de variação homóloga cresceu 1,7 pontos percentuais até atingir os 3,5% em março. Esta é a taxa de variação homóloga mais elevada dos últimos sete meses", informou, em comunicado, a Confidencial Imobiliário.

O Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário é apurado com base nos preços efetivos de transação, informação que resulta do SIR - Sistema de Informação Residencial que regista dados de oferta e vendas, com detalhe à freguesia, através de um levantamento de informações junto de promotores, mediadores e avaliadores imobiliários, além da banca.

A Confidencial Imobiliário é uma empresa independente, especializada na produção e difusão de indicadores de análise do mercado imobiliário.

  • Mergulhadores espanhóis e forenses envolvidos nas buscas no rio Minho
    0:35

    País

    A Polícia Marítima confirmou à SIC que já estão a ser efetuados os primeiros mergulhos à superfície com uma equipa de mergulhadores espanhóis, que foram os primeiros a chegar a local. Durante a tarde desde domingo deve chegar ao local a equipa de mergulhadores forenses de Lisboa para ajudaram nas operações de busca ao pescador que desapareceu ontem à noite de em Alvaredo, concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo.

  • Portugal vai começar a testar carros autónomos com Espanha
    1:57

    País

    Portugal vai começar a testar carros sem condutor. O acordo entre os governos português e espanhol foi recentemente assinado para criar corredores onde os veículos possam circular. Um dos objetivos deste novo conceito é diminuir a sinistralidade.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00