sicnot

Perfil

Economia

Conservas inovam para ultrapassar falta de sardinha e apostam no carapau

A indústria conserveira tem apostado na inovação para ultrapassar a escassez de sardinha e já trabalha 16 espécies diferentes de peixe, incluindo o carapau, segundo o secretário-geral da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP).

© Rafael Marchante / Reuters

Falta agora criar apetência para este tipo de produto: "Ainda não há um grande mercado para o carapau. É evidente que, para se fabricar esse tipo de produtos, é preciso que haja quem compra. Estar a fabricar para a prateleira não tem interesse nenhum para uma empresa", comentou Castro e Melo.

Face às limitações de pesca de sardinha, a indústria conserveira nacional tem procurado encontrar alternativas, usando espécies abundantes como a cavala, cujas exportações passaram de 37 milhões de euros em 2013 para 45 milhões em 2015 e começaram inclusivamente a cativar o mercado interno.

Castro e Melo sublinhou que as empresas do setor têm "inovado muito" e já processam atualmente 16 espécies diferentes, embora a sardinha, a cavala e, sobretudo, o atum - a conserva favorita dos portugueses - sejam as mais representativas em termos de volume.

Segundo as Estatísticas da Pesca divulgadas na terça-feira pelo INE, as exportações de conservas, tradicionalmente o produto de pesca mais exportado, caíram em 2015 para a terceira posição, com um total de 185,4 milhões de euros, um decréscimo para o qual terão contribuído as restrições à pesca de sardinha.

O responsável da ANICP realça, no entanto, que a exportação de conservas não se resume às tradicionais, de atum, sardinha ou cavala, sendo cada vez mais comum encontrar outros produtos como os moluscos, os polvos, as lulas.

A categoria de produtos que engloba os crustáceos e moluscos vendeu, aliás, 18 milhões de euros ao exterior em 2015.

Face à quota de pesca de sardinha reduzida que tem sido disponibilizada aos pescadores portugueses, a indústria tem-se virado para outros fornecedores, nomeadamente Espanha (da Cantábria, que não faz parte do mesmo stock), França ou Marrocos.

Ainda assim, reconhece Castro e Melo, não é suficiente para suprir a quantidade de sardinha nacional que normalmente a indústria usa, sendo estas as conservas que "fazem a diferença" nos mercados internacionais, em termos comerciais.

Por outro lado, as importações de conservas têm vindo a abrandar, à medida que a oferta nacional conquista terreno.

"Em 2015, as importações face a 2013 caíram quase 50%, o que significa que o mercado interno tem crescido e essa diminuição de certo modo foi ocupada por vendas de conservas nacionais", destacou o secretário-geral da ANICP.

Lusa

  • Manuel Delgado demitiu-se devido a "grave violação da privacidade"

    País

    O ex-secretário de Estado da Saúde diz que apresentou a demissão para "não perturbar nem criar qualquer tipo de embaraço ao normal funcionamento do Governo". Num comunicado, Manuel Delgado esclarece que foi remunerado pelo trabalho de consultor na Raríssimas "muito antes" da entrada no Governo e acrescenta que respeitou na íntegra todo o quadro legal e ético.

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28