sicnot

Perfil

Economia

OCDE pede mais investimento público e privado nos países da zona euro

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) pediu hoje o aumento do investimento público e privado para potenciar o crescimento económico, acrescentando que o investimento está ainda longe do período pré-2007.

reuters

No seu relatório anual para a zona euro, hoje divulgado, a OCDE sublinha que, "ao contrário dos Estados Unidos, o investimento ainda está muito abaixo dos níveis de 2007, em particular nos países mais atingidos pela crise", como Portugal.

O desemprego é também "muito elevado em muitos países" e a instituição frisa ainda duas perturbações na integração europeia: o referendo desde mês no Reino Unido em torno da permanência ou não na União Europeia (UE), que poderá ter "implicações importantes no desempenho económico" europeu, e o acentuar de "tensões políticas" em vários Estados-membros com a crise de refugiados.

"A resolução da crise de refugiados iria reforçar a confiança institucional na UE assim, melhorar as perspectivas de crescimento", frisa a OCDE.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC