sicnot

Perfil

Economia

Governo "à procura de investidores" para juntar 400 milhões de apoio a startups

O ministro da Economia disse hoje estar "à procura de investidores" que queiram participar nos fundos de capital de risco do programa StartUp Portugal para financiar novas empresas portuguesas, num valor que poderá "atingir 460 milhões de euros".

Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

JOS\303\211 COELHO

"O total poderá ultrapassar os 400 milhões de fundos que ficarão disponíveis para as empresas portuguesas que querem crescer, que querem investir e que estão a apostar na tecnologia", afirmou hoje Manuel Caldeira Cabral à margem da apresentação da Associação Porto Tech Hub.

O ministro quer ver reforçada a ideia de que "devem ser os investidores a escolher os projetos e a demonstrar o interesse por arriscarem o seu dinheiro", competindo ao Estado ter "fundos públicos" para "alavancar esses projetos de investimento" e cobertura relativamente "a parte de risco".

"O que estamos à procura é de investidores que tragam não só capital, mas também conhecimento, investidores que tragam experiência internacional e possam abrir às 'startups' portuguesas (...) novas oportunidades, quer em Portugal, quer no estrangeiro", assinalou.

Segundo Caldeira Cabral, "o montante que está para subscrever poderá atingir os 460 milhões, mas vai depender da forma como se vai conjugar o montante público (...) com o privado".

Os fundos de capital de risco e Business Angels "já estão disponíveis hoje para serem subscritos por investidores que queiram subscrevê-los", disse, explicando que o Estado pode entrar com 50% a 65% do montante.

O ministro adiantou já ter havido "manifestações de interesse" por parte de investidores, numa altura em que o concurso está aberto e em que estão a ser pedidos os cadernos de encargos.

Realçou ainda que estes "são fundos que terão muita importância na criação de emprego qualificado em Portugal e a dar maiores probabilidades de sucesso aos projetos que tantos jovens estão a desenvolver".

Lusa

  • Curiosidades sobre o Mundial da Rússia
    3:08
  • Inocência e talento marcaram o 9.º dia de Mundial
    0:56
  • Ronaldo no País dos Sovietes: Algumas curiosidades
    1:54
  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • A queda aparatosa do selecionador do Brasil
    0:05
  • Dia de limpezas em Chaves após violenta tempestade
    2:44
  • Athanasia, uma mulher sem medo das alturas
    0:35

    Mundo

    É grega, chama-se Athanasia Athineau, tem 29 anos e pertence à unidade de forças especiais da Grécia. O salto que podemos ver é de 10 mil pés, mas Athanasia faz também saltos de 30 mil. Neste caso, caíu a uma velocidade de 250 quilómetros por hora antes de abrir o pára-quedas.

  • Talheres de Hitler vendidos por 14 mil euros

    Mundo

    Um conjunto de duas facas, três colheres e três garfos de prata, que pertencia a Adolf Hitler, foi vendido em Dorset, Inglaterra, pelo valor de 12.500 libras (aproximadamente 14.200 euros). O serviço de talheres foi criado no âmbito das celebrações do 50.º aniversário do ditador nazi.

    SIC