sicnot

Perfil

Economia

Governo "à procura de investidores" para juntar 400 milhões de apoio a startups

O ministro da Economia disse hoje estar "à procura de investidores" que queiram participar nos fundos de capital de risco do programa StartUp Portugal para financiar novas empresas portuguesas, num valor que poderá "atingir 460 milhões de euros".

JOS\303\211 COELHO

"O total poderá ultrapassar os 400 milhões de fundos que ficarão disponíveis para as empresas portuguesas que querem crescer, que querem investir e que estão a apostar na tecnologia", afirmou hoje Manuel Caldeira Cabral à margem da apresentação da Associação Porto Tech Hub.

O ministro quer ver reforçada a ideia de que "devem ser os investidores a escolher os projetos e a demonstrar o interesse por arriscarem o seu dinheiro", competindo ao Estado ter "fundos públicos" para "alavancar esses projetos de investimento" e cobertura relativamente "a parte de risco".

"O que estamos à procura é de investidores que tragam não só capital, mas também conhecimento, investidores que tragam experiência internacional e possam abrir às 'startups' portuguesas (...) novas oportunidades, quer em Portugal, quer no estrangeiro", assinalou.

Segundo Caldeira Cabral, "o montante que está para subscrever poderá atingir os 460 milhões, mas vai depender da forma como se vai conjugar o montante público (...) com o privado".

Os fundos de capital de risco e Business Angels "já estão disponíveis hoje para serem subscritos por investidores que queiram subscrevê-los", disse, explicando que o Estado pode entrar com 50% a 65% do montante.

O ministro adiantou já ter havido "manifestações de interesse" por parte de investidores, numa altura em que o concurso está aberto e em que estão a ser pedidos os cadernos de encargos.

Realçou ainda que estes "são fundos que terão muita importância na criação de emprego qualificado em Portugal e a dar maiores probabilidades de sucesso aos projetos que tantos jovens estão a desenvolver".

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC