sicnot

Perfil

Economia

Secretário de Estado ouvido hoje sobre problemas na entrega do IRS

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais é ouvido hoje no Parlamento sobre os problemas na entrega do IRS este ano, nomeadamente quanto às diferenças entre as simulações do Portal das Finanças e os valores efetivamente devolvidos.

Fernando Rocha Andrade será ouvido na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa a pedido do PS, depois de a DECO também ter sido ouvida pelos deputados sobre os constrangimentos sentidos pelos contribuintes na entrega, este ano, da declaração do Imposto sobre o Rendimento das pessoas Singulares (IRS).

Os erros nas simulações realizadas no Portal da Autoridade Tributária (AT), admitidos pelo próprio Ministério das Finanças, mas apenas até as 15:00 de dia 01 de abril, são um dos motivos das queixas, assim como notas de liquidação com erros (nomeadamente com deduções em falta) que a associação calcula poderem representar um prejuízo de "centenas" de euros.

A Associação de Defesa do Consumidor afirma que este ano está a receber uma média de 150 queixas por dia de contribuintes que suspeitam de erros no IRS (ou têm dúvidas no preenchimento da declaração) e defende que o Fisco deve assumir os erros detetados no processo de entrega das declarações de IRS, indemnizando os contribuintes lesados.

Nesse sentido, a Deco apelou ao Governo para que a entrega de IRS de 2017 seja mais bem preparada.

Lusa

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.