sicnot

Perfil

Economia

Secretário de Estado ouvido hoje sobre problemas na entrega do IRS

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais é ouvido hoje no Parlamento sobre os problemas na entrega do IRS este ano, nomeadamente quanto às diferenças entre as simulações do Portal das Finanças e os valores efetivamente devolvidos.

Fernando Rocha Andrade será ouvido na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa a pedido do PS, depois de a DECO também ter sido ouvida pelos deputados sobre os constrangimentos sentidos pelos contribuintes na entrega, este ano, da declaração do Imposto sobre o Rendimento das pessoas Singulares (IRS).

Os erros nas simulações realizadas no Portal da Autoridade Tributária (AT), admitidos pelo próprio Ministério das Finanças, mas apenas até as 15:00 de dia 01 de abril, são um dos motivos das queixas, assim como notas de liquidação com erros (nomeadamente com deduções em falta) que a associação calcula poderem representar um prejuízo de "centenas" de euros.

A Associação de Defesa do Consumidor afirma que este ano está a receber uma média de 150 queixas por dia de contribuintes que suspeitam de erros no IRS (ou têm dúvidas no preenchimento da declaração) e defende que o Fisco deve assumir os erros detetados no processo de entrega das declarações de IRS, indemnizando os contribuintes lesados.

Nesse sentido, a Deco apelou ao Governo para que a entrega de IRS de 2017 seja mais bem preparada.

Lusa

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.