sicnot

Perfil

Economia

Endividamento do Estado, famílias e empresas sobe em abril

O endividamento do setor não financeiro (Estado, famílias e empresas não financeiras) aumentou em abril para os 708,99 mil milhões de euros, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters (Arquivo)

Trata-se de uma subida de 3,5 mil milhões de euros face a março que, segundo o BdP, resultou, principalmente, do aumento do endividamento junto do setor financeiro residente.

Do total do endividamento do setor não financeiro, 301,4 mil milhões respeitaram ao setor público e 407,6 mil milhões ao setor privado.

O endividamento do setor privado aumentou 0,3 mil milhões de euros em abril, em relação ao mês anterior, "em resultado do acréscimo do endividamento das empresas privadas junto do setor financeiro e do exterior", destaca o BdP.

Por dimensão das empresas, o endividamento foi mais elevado nas grandes (31%), seguidas das microempresas (26%), médias (18%) e pequenas (16%).

Por setor, o endividamento surge em maior quantidade nos setores da construção e atividades imobiliárias, seguido do comércio.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.