sicnot

Perfil

Economia

Ministro dos Negócios Estranheiros em Bruxelas para explicar situação económica

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, vai explicar a situação económica e financeira de Portugal e tem encontro marcado com cinco comissários.

SIC/ ARQUIVO

Na agenda da Comissão chegou a estar a visita também do ministro das Finanças, mas, afinal, Mário Centeno não viajou para Bruxelas com o chefe da diplomacia.

Augusto Santos Silva tem encontro marcado com o Primeiro Vice-Presidente da Comissão, com o Comissário para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici e com Carlos Moedas, responsável pla Investigação, Ciência e Inovação da Europa.

O objetivo desta visita é Santos Silva dar "informação mais completa e atualizada sobre a situação económica e financeira de Portugal".

Falta menos de um mês para Bruxelas decidir se agrava, ou não, o Procedimento por Défice Excessivo para Portugal. Se concluir que o país não fez o suficiente para corrigir o défice até ao final de 2015, fica aberto o caminho à aplicação de multas e ao congelamento de parte dos fundos estruturais em 2017.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.