sicnot

Perfil

Economia

Pedro Marques considera que investimento no aeroporto de Lisboa "é do maior significado para o país"

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, considerou hoje que o investimento, de 30 milhões de euros, realizado no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é do "maior significado para o país".

Aeroporto do Cairo, esta manhã.

Aeroporto do Cairo, esta manhã.

© Amr Dalsh / Reuters

O governante falava na inauguração das novas áreas operacional e comercial do Aeroporto Humberto Delgado, onde foram investidos 30 milhões de euros no aumento da capacidade operacional e na conclusão da expansão e otimização da área comercial, para melhorar a oferta aeroportuária.

"O que estamos aqui a fazer e a testemunhar é um país, uma empresa e um Governo com o mesmo conjunto de objetivos, que é construir e consolidar as infraestruturas do país para aumentar a nossa competitividade, para olhar para o futuro com confiança e dar mais capacidade de crescimento a Portugal".

"É sabido que nos últimos anos esta infraestrutura aeroportuária viu crescer significativamente a sua procura", explicou Pedro Marques, acrescentando que a ANA -- Aeroportos de Portugal "soube dar resposta à necessidade de crescimento da oferta", respondendo com "a capacidade de disponibilidade para bem servir os passageiros".

O ministro referiu também que a competitividade de Lisboa, da Área Metropolitana, e das empresas "sai beneficiada pelo esforço contínuo que a ANA, os seus responsáveis e os seus trabalhadores têm feito para continuar a modernizar o aeroporto".

O investimento, que "agora acompanhamos a sua entrada em funcionamento" e vai criar 180 postos de trabalho adicionais "é do maior significado para Portugal", afirmou o governante.

Por sua vez, o presidente da ANA, Ponce de Leão, referiu que o tráfego de passageiros no aeroporto de Lisboa tem vindo a bater recordes anualmente, esperando-se que possa atingir 21,4 milhões no final deste ano, mais 1,4 milhões que no ano anterior.

Em termos médios, a rede de aeroportos geridos pela ANA (Porto, Açores, Madeira e Algarve), está a crescer entre 11% e 12% no primeiro semestre do ano e no caso do aeroporto de Lisboa 7%, o que permite antever "um novo recorde" este ano, disse o gestor.

Lusa

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.

  • Estados Unidos vão reforçar as sanções à Coreia do Norte
    1:31

    Mundo

    Washington pretende também investir nos esforços diplomáticos para que Pyongyang ponha fim aos programas nucleares e de mísseis. A nova estratégia de Donald Trump foi anunciada quarta-feira à noite. A força aérea norte-americana testou esta quarta-feira um míssil de longo-alcance que percorreu 6800 quilómetros sobre o Pacífico a partir de uma base na Califórnia.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.