sicnot

Perfil

Economia

Pedro Marques considera que investimento no aeroporto de Lisboa "é do maior significado para o país"

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, considerou hoje que o investimento, de 30 milhões de euros, realizado no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é do "maior significado para o país".

Aeroporto do Cairo, esta manhã.

Aeroporto do Cairo, esta manhã.

© Amr Dalsh / Reuters

O governante falava na inauguração das novas áreas operacional e comercial do Aeroporto Humberto Delgado, onde foram investidos 30 milhões de euros no aumento da capacidade operacional e na conclusão da expansão e otimização da área comercial, para melhorar a oferta aeroportuária.

"O que estamos aqui a fazer e a testemunhar é um país, uma empresa e um Governo com o mesmo conjunto de objetivos, que é construir e consolidar as infraestruturas do país para aumentar a nossa competitividade, para olhar para o futuro com confiança e dar mais capacidade de crescimento a Portugal".

"É sabido que nos últimos anos esta infraestrutura aeroportuária viu crescer significativamente a sua procura", explicou Pedro Marques, acrescentando que a ANA -- Aeroportos de Portugal "soube dar resposta à necessidade de crescimento da oferta", respondendo com "a capacidade de disponibilidade para bem servir os passageiros".

O ministro referiu também que a competitividade de Lisboa, da Área Metropolitana, e das empresas "sai beneficiada pelo esforço contínuo que a ANA, os seus responsáveis e os seus trabalhadores têm feito para continuar a modernizar o aeroporto".

O investimento, que "agora acompanhamos a sua entrada em funcionamento" e vai criar 180 postos de trabalho adicionais "é do maior significado para Portugal", afirmou o governante.

Por sua vez, o presidente da ANA, Ponce de Leão, referiu que o tráfego de passageiros no aeroporto de Lisboa tem vindo a bater recordes anualmente, esperando-se que possa atingir 21,4 milhões no final deste ano, mais 1,4 milhões que no ano anterior.

Em termos médios, a rede de aeroportos geridos pela ANA (Porto, Açores, Madeira e Algarve), está a crescer entre 11% e 12% no primeiro semestre do ano e no caso do aeroporto de Lisboa 7%, o que permite antever "um novo recorde" este ano, disse o gestor.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.