sicnot

Perfil

Economia

Pedro Marques considera que investimento no aeroporto de Lisboa "é do maior significado para o país"

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, considerou hoje que o investimento, de 30 milhões de euros, realizado no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é do "maior significado para o país".

Aeroporto do Cairo, esta manhã.

Aeroporto do Cairo, esta manhã.

© Amr Dalsh / Reuters

O governante falava na inauguração das novas áreas operacional e comercial do Aeroporto Humberto Delgado, onde foram investidos 30 milhões de euros no aumento da capacidade operacional e na conclusão da expansão e otimização da área comercial, para melhorar a oferta aeroportuária.

"O que estamos aqui a fazer e a testemunhar é um país, uma empresa e um Governo com o mesmo conjunto de objetivos, que é construir e consolidar as infraestruturas do país para aumentar a nossa competitividade, para olhar para o futuro com confiança e dar mais capacidade de crescimento a Portugal".

"É sabido que nos últimos anos esta infraestrutura aeroportuária viu crescer significativamente a sua procura", explicou Pedro Marques, acrescentando que a ANA -- Aeroportos de Portugal "soube dar resposta à necessidade de crescimento da oferta", respondendo com "a capacidade de disponibilidade para bem servir os passageiros".

O ministro referiu também que a competitividade de Lisboa, da Área Metropolitana, e das empresas "sai beneficiada pelo esforço contínuo que a ANA, os seus responsáveis e os seus trabalhadores têm feito para continuar a modernizar o aeroporto".

O investimento, que "agora acompanhamos a sua entrada em funcionamento" e vai criar 180 postos de trabalho adicionais "é do maior significado para Portugal", afirmou o governante.

Por sua vez, o presidente da ANA, Ponce de Leão, referiu que o tráfego de passageiros no aeroporto de Lisboa tem vindo a bater recordes anualmente, esperando-se que possa atingir 21,4 milhões no final deste ano, mais 1,4 milhões que no ano anterior.

Em termos médios, a rede de aeroportos geridos pela ANA (Porto, Açores, Madeira e Algarve), está a crescer entre 11% e 12% no primeiro semestre do ano e no caso do aeroporto de Lisboa 7%, o que permite antever "um novo recorde" este ano, disse o gestor.

Lusa

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano