sicnot

Perfil

Economia

Défice de 2016 será "claramente compatível" com regras europeias

O Governo reiterou hoje "a vontade de implementar com rigor" o Orçamento do Estado para 2016, garantindo que Portugal terá "um défice claramente compatível com as regras europeias", saindo do Procedimento por Défices Excessivos (PDE).

Lusa

Em comunicado hoje emitido, após o Fundo Monetário Internacional (FMI) ter publicado o comunicado de conclusão da quarta missão pós-programa e das consultas a Portugal ao abrigo do Artigo IV e em que reviu em alta a projeção para o défice deste ano, para os 3,0%, o Ministério das Finanças afirma que o executivo "toma boa nota dos temas levantados pelo FMI".

"Num contexto externo mais adverso, [o Governo] reforça a vontade de implementar, com rigor, o Orçamento do Estado aprovado na Assembleia da República. Portugal alcançará assim um défice claramente compatível com as regras europeias e, dessa forma, sairá do Procedimento por Défices Excessivos", lê-se na nota.

De acordo com as regras europeias, Portugal deveria ter chegado ao final de 2015 com um défice orçamental inferior a 3,0%, o limite definido pelas regras europeias para que um país deixe de estar no braço corretivo do Programa de Estabilidade e Crescimento (e, portanto, no PDE) e passe para a vertente preventiva daquele Programa.

No entanto, com a resolução do Banif em dezembro do ano passado, o défice orçamental na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, acabou por ficar nos 4,4% do Produto Interno Bruto (PIB), tendo a Comissão Europeia decidido em maio manter o país no PDE por mais um ano e prometendo voltar a olhar para a situação de Portugal em julho.

No comunicado de hoje do Ministério das Finanças, o gabinete de Mário Centeno afirma ainda que esta missão permitiu "avaliar em profundidade os desafios com que ainda se depara a economia portuguesa" e que, "para responder a esses desafios, está já a ser implementada uma agenda ambiciosa de reformas estruturais".

Além disso, "o Ministério das Finanças reitera também empenho absoluto em contribuir para a estabilização do setor financeiro", sublinhando que "a ação firme nesta área permitirá promover medidas que apoiarão a competitividade da economia portuguesa e fomentar um crescimento sustentado".

As Finanças concluem acrescentando que pretendem continuar "a trabalhar de forma construtiva com as instituições internacionais", e que vão também "promover contactos mais profícuos com atores não-governamentais e organizações representativas da sociedade civil".

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.