sicnot

Perfil

Economia

EasyJet anuncia novas rotas Lisboa-Zurique e Funchal-Basileia

O diretor comercial da easyJet em Portugal anunciou hoje a abertura de duas novas rotas, Lisboa-Zurique e Funchal-Basileia, e adiantou que até setembro prevê atingir os cinco milhões de passageiros em Portugal e os três milhões em Lisboa.

(AP/Arquivo)

(AP/Arquivo)

dapd

Num encontro com jornalistas, em Lisboa, José Lopes anunciou a criação das duas novas rotas, a partir do Funchal e de Lisboa, e a celebração de uma parceria com a agência de recrutamento e treino de profissionais de aviação a G Air Training Centre, que visa o treino e formação de novos pilotos para construírem carreira em Portugal.

Com as rotas hoje anunciadas, a easyjet sobre assim para 55 o número de rotas existentes no país.

A companhia informou que os bilhetes das duas novas rotas estão a venda a partir de hoje, sendo que Lisboa-Zurique visa servir o mercado corporativo e reforçar o serviço à comunidade de emigrantes, terá três voos semanais, arrancando os primeiros a partir de 31 de agosto.

Já a rota Funchal-Basileia será realizada uma vez por semana, com início a 01 de dezembro.

José Lopes adiantou ainda que, até setembro, quando termina o ano fiscal da transportadora aérea de baixo custo, a easyJet espera atingir os cinco milhões de passageiros em Portugal, face aos atuais 3,2 milhões, e os dois milhões em Lisboa, relativamente aos 1,3 milhões (taxa de ocupação atuais de 22% em Portugal e de 12% em Lisboa).

A easyJet "está a olhar para Portugal", quer maximizar as oportunidades, aumentar o número de aviões no país (atualmente tem sete) e, logo, de pilotos no país, onde já tem 71, sendo que os portugueses representam apenas 10%.

"No dia em que anunciarmos mais um avião, teríamos de contratar mais 40 pessoas", disse José Lopes, ressalvando contudo que não há nada de concreto quanto a este objetivo.

Ainda assim, a parceira com a G Air Training Centre vai já permitir a formação de pilotos, satisfazendo assim a necessidade de ter mão-de-obra qualificada, e desde já, possibilitar colmatar algumas vagas que a companhia tem.

"Alguns deles já poderão entrar em funções no início do ano. Vão colmatar algumas vagas que tínhamos no mercado nacional, permitir maximizar esta operação e crescer no curto-médio prazo o número de aviões, mas não há ainda nada de concreto", afirmou.

Outro objetivo da easyJet é aumentar a percentagem de mulheres piloto, que hoje representam cerca de 8% do total de pilotos.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.