sicnot

Perfil

Economia

EasyJet anuncia novas rotas Lisboa-Zurique e Funchal-Basileia

O diretor comercial da easyJet em Portugal anunciou hoje a abertura de duas novas rotas, Lisboa-Zurique e Funchal-Basileia, e adiantou que até setembro prevê atingir os cinco milhões de passageiros em Portugal e os três milhões em Lisboa.

(AP/Arquivo)

(AP/Arquivo)

dapd

Num encontro com jornalistas, em Lisboa, José Lopes anunciou a criação das duas novas rotas, a partir do Funchal e de Lisboa, e a celebração de uma parceria com a agência de recrutamento e treino de profissionais de aviação a G Air Training Centre, que visa o treino e formação de novos pilotos para construírem carreira em Portugal.

Com as rotas hoje anunciadas, a easyjet sobre assim para 55 o número de rotas existentes no país.

A companhia informou que os bilhetes das duas novas rotas estão a venda a partir de hoje, sendo que Lisboa-Zurique visa servir o mercado corporativo e reforçar o serviço à comunidade de emigrantes, terá três voos semanais, arrancando os primeiros a partir de 31 de agosto.

Já a rota Funchal-Basileia será realizada uma vez por semana, com início a 01 de dezembro.

José Lopes adiantou ainda que, até setembro, quando termina o ano fiscal da transportadora aérea de baixo custo, a easyJet espera atingir os cinco milhões de passageiros em Portugal, face aos atuais 3,2 milhões, e os dois milhões em Lisboa, relativamente aos 1,3 milhões (taxa de ocupação atuais de 22% em Portugal e de 12% em Lisboa).

A easyJet "está a olhar para Portugal", quer maximizar as oportunidades, aumentar o número de aviões no país (atualmente tem sete) e, logo, de pilotos no país, onde já tem 71, sendo que os portugueses representam apenas 10%.

"No dia em que anunciarmos mais um avião, teríamos de contratar mais 40 pessoas", disse José Lopes, ressalvando contudo que não há nada de concreto quanto a este objetivo.

Ainda assim, a parceira com a G Air Training Centre vai já permitir a formação de pilotos, satisfazendo assim a necessidade de ter mão-de-obra qualificada, e desde já, possibilitar colmatar algumas vagas que a companhia tem.

"Alguns deles já poderão entrar em funções no início do ano. Vão colmatar algumas vagas que tínhamos no mercado nacional, permitir maximizar esta operação e crescer no curto-médio prazo o número de aviões, mas não há ainda nada de concreto", afirmou.

Outro objetivo da easyJet é aumentar a percentagem de mulheres piloto, que hoje representam cerca de 8% do total de pilotos.

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52
    Tempo Extra

    Tempo Extra

    3ª FEIRA 23:00

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que o blogue de Hugo Gil, associado ao Benfica, partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • Fredy Montero é reforço do Sporting

    Desporto

    O colombiano Fredy Montero está de regresso ao Sporting, anunciou o clube. O avançado de 30 anos já tinha vestido a camisola dos leões entre 2013 e 2015, antes de passar pelos chineses do Tianjin Teda e nos canadianos dos Vancouver Whitecaps.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, como já tinha sido divulgado, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31
  • Governo vai proibir refeições nos monumentos com estatuto de panteão
    0:53

    País

    O Governo vai acabar com as refeições no Panteão Nacional e em edifícios com estatuto semelhante, como os mosteiros dos Jerónimos e da Batalha. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo ministro da Cultura, no Parlamento. Luís Filipe Castro Mendes esclareceu que a decisão surge no âmbito da revisão do regulamento sobre os monumentos.