sicnot

Perfil

Economia

EasyJet anuncia novas rotas Lisboa-Zurique e Funchal-Basileia

O diretor comercial da easyJet em Portugal anunciou hoje a abertura de duas novas rotas, Lisboa-Zurique e Funchal-Basileia, e adiantou que até setembro prevê atingir os cinco milhões de passageiros em Portugal e os três milhões em Lisboa.

(AP/Arquivo)

(AP/Arquivo)

dapd

Num encontro com jornalistas, em Lisboa, José Lopes anunciou a criação das duas novas rotas, a partir do Funchal e de Lisboa, e a celebração de uma parceria com a agência de recrutamento e treino de profissionais de aviação a G Air Training Centre, que visa o treino e formação de novos pilotos para construírem carreira em Portugal.

Com as rotas hoje anunciadas, a easyjet sobre assim para 55 o número de rotas existentes no país.

A companhia informou que os bilhetes das duas novas rotas estão a venda a partir de hoje, sendo que Lisboa-Zurique visa servir o mercado corporativo e reforçar o serviço à comunidade de emigrantes, terá três voos semanais, arrancando os primeiros a partir de 31 de agosto.

Já a rota Funchal-Basileia será realizada uma vez por semana, com início a 01 de dezembro.

José Lopes adiantou ainda que, até setembro, quando termina o ano fiscal da transportadora aérea de baixo custo, a easyJet espera atingir os cinco milhões de passageiros em Portugal, face aos atuais 3,2 milhões, e os dois milhões em Lisboa, relativamente aos 1,3 milhões (taxa de ocupação atuais de 22% em Portugal e de 12% em Lisboa).

A easyJet "está a olhar para Portugal", quer maximizar as oportunidades, aumentar o número de aviões no país (atualmente tem sete) e, logo, de pilotos no país, onde já tem 71, sendo que os portugueses representam apenas 10%.

"No dia em que anunciarmos mais um avião, teríamos de contratar mais 40 pessoas", disse José Lopes, ressalvando contudo que não há nada de concreto quanto a este objetivo.

Ainda assim, a parceira com a G Air Training Centre vai já permitir a formação de pilotos, satisfazendo assim a necessidade de ter mão-de-obra qualificada, e desde já, possibilitar colmatar algumas vagas que a companhia tem.

"Alguns deles já poderão entrar em funções no início do ano. Vão colmatar algumas vagas que tínhamos no mercado nacional, permitir maximizar esta operação e crescer no curto-médio prazo o número de aviões, mas não há ainda nada de concreto", afirmou.

Outro objetivo da easyJet é aumentar a percentagem de mulheres piloto, que hoje representam cerca de 8% do total de pilotos.

Lusa

  • Jorge Sampaio dá as boas-vindas a 54 estudantes sírios que chegaram esta madrugada a Lisboa
    0:30

    País

    O avião da Força Aérea Portuguesa vindo de Beirute aterrou no Aeroporto Militar Figo Maduro, em Lisboa, às 4h30. Estes estudantes vão, numa primeira fase, frequentar um curso intensivo de português. Depois serão integrados em universidades e politécnicos de Lisboa, no âmbito do programa de bolsas de estudo de emergência para estudantes sírios dirigido por Jorge Sampaio.

  • Carlos César promete reforço da transparência de titulares de cargos políticos
    2:13

    País

    O recém re-eleito presidente do PS apontou reforço da transparência de titulares de cargos políticos como uma das prioridades do partido, no discurso que fez esta mmanhã no congresso socialista. Enquanto isso, à porta do Centro de Exposições da Batalha, lesados do BES esperavam Costa e César para exigir o cumprimento de promessa.

  • "Acabámos com o mito de que é a direita que sabe governar as finanças públicas"
    2:15
  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Protestos em Gaza vão continuar promete Hamas
    1:19

    Mundo

    Na fronteira da Faixa de Gaza com Israel, dezenas de palestinianos ficaram feridos noutra sexta-feira de protesto contra o bloqueio israelita. O Hamas que controla o território diz que as manifestações vão continuar apesar da repressão.

  • Jogo é a 3.000 km de Madrid mas em Santiago de Bernabéu está tudo a postos para a festa
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58