sicnot

Perfil

Economia

Taxa desemprego em Portugal em maio inalterada em 11,6%

A taxa de desemprego em Portugal manteve-se inalterada em 11,6% em maio de 2016, comparando com o número revisto de abril, mas caindo face aos 12,4% de há um ano, com o desemprego entre os jovens a cair, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A "estimativa provisória da população desempregada para Maio de 2016 foi de 587,4 mil pessoas, o que representa um decréscimo de 0,9% face ao valor definitivo obtido para Abril de 2016, ou menos 5,2 mil pessoas", diz o INE.

Por seu turno, "a estimativa provisória da população empregada foi de 4,479 milhões de pessoas, tendo diminuído 0,6% em relação ao mês anterior, ou menos 26,7 mil pessoas".

O INE adiantou que, em maio de 2016, a taxa de desemprego das mulheres igualou a dos homens, nos 11,6%, enquanto a taxa de desemprego dos jovens se situou em 28,6% e diminuiu 1,2 pontos percentuais (pp) em relação ao mês precedente.

A taxa de desemprego dos adultos foi de 10,3% e aumentou 0,1 pp em relação ao mês anterior.

Nestas estimativas foi considerada a população dos 15 aos 74 anos e os valores foram previamente ajustados de sazonalidade.

"A taxa de emprego, em Maio de 2016, situou-se em 57,4%,tendo diminuído 0,3 pontos percentuais (pp) em relação ao mês anterior", afirmou o INE.

O Orçamento do Estado de 2016 projetava uma taxa de desemprego de 11,3% no conjunto do ano, mas tinha com o pressuposto um crescimento económico mais forte do que o que se tem verificado este ano.

Ontem, o Ministro das Finanças Mário Centeno disse que Portugal poderá cortar a sua estimativa de um crescimento de 1,8% para 2016, muito superior às da OCDE e do Banco de Portugal (BdP), sobretudo devido à expectativa de degradação da envolvente externa em especial após o Brexit.

A economia terá, contudo, o seu terceiro ano de crescimento, após ter crescido 1,5% em 2015 e 0,9% em 2014.

A troika tem alertado que a desaceleração da economia portuguesa vem desde o segundo semestre de 2015, tendo o consumo privado mantido alguma dinâmica, mas o crescimento das exportações enfraqueceu dada a contração da procura nos principais mercados de exportação de Angola, Brasil e China.

Apesar de poder vir a rever a expansão económica, Mário Centeno não vê necessidade de cortar a meta de 2,2% do PIB para o défice público em 2016, de 4,4% em 2015, valor que incluiu a injeção na resolução do Banif.

Reuters

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • O vestido de Jennifer Lawrence que está a dar que falar

    Cultura

    Jennifer Lawrence escolheu um vestido arrojado para usar na sessão fotografia do próximo filme e a internet reagiu. Muitas foram as críticas feitas, que davam conta de uma roupa "demasiado reveladora" para o frio que se fazia sentir em Londres. Mas Jennifer Lawrence não deixou passar, criticando os comentários "sexistas" e "nada feministas".

    SIC

  • Proposta criação de 77 mil empregos através de uma descida da TSU
    1:23
  • Governo enfrenta vaga de contestação
    2:35

    Economia

    O Governo enfrenta uma onda de contestação. Guardas prisionais, procuradores, professores, médicos e enfermeiros descontentes ameaçam com greves nos diferentes setores, já nos meses de março e abril.

  • 296 mortos em 2 dias de bombardeamentos em Ghouta Oriental
    2:16
  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25