sicnot

Perfil

Economia

Devolvidos mais de 147 mil € de cauções de serviços energéticos e água

A Direção-Geral do Consumidor (DGC) reembolsou, até ao final de maio, 5.469 consumidores com direito à caução de serviços de eletricidade, gás natural e água, tendo restituído um total de 147.461 euros.

arquivo

Os dados da DGC, a que a Lusa teve acesso, revelam ainda que, desde 2008, quando começou o processo de devolução de cauções, e até ao final de maio passado, foram analisados 31.608 pedidos de restituição de cauções.

O prazo para os consumidores pedirem declarações comprovativas do direito à restituição das cauções já terminou, no último dia de junho, mas é só na próxima sexta-feira (08 de julho) que termina o prazo de emissão dessas declarações pelos prestadores de serviços, incluindo autarquias.

Depois da próxima sexta-feira, o consumidor ainda pode, e até 31 de julho, entregar na DGC a declaração comprovativa do direito à caução.

Desde 1999 que é proibida a cobrança de cauções pelos prestadores de serviços essenciais, como fornecimento de eletricidade, gás natural ou água, mas no ano passado estavam ainda por devolver quase 18 milhões de euros em cauções.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.