sicnot

Perfil

Economia

Devolvidos mais de 147 mil € de cauções de serviços energéticos e água

A Direção-Geral do Consumidor (DGC) reembolsou, até ao final de maio, 5.469 consumidores com direito à caução de serviços de eletricidade, gás natural e água, tendo restituído um total de 147.461 euros.

arquivo

Os dados da DGC, a que a Lusa teve acesso, revelam ainda que, desde 2008, quando começou o processo de devolução de cauções, e até ao final de maio passado, foram analisados 31.608 pedidos de restituição de cauções.

O prazo para os consumidores pedirem declarações comprovativas do direito à restituição das cauções já terminou, no último dia de junho, mas é só na próxima sexta-feira (08 de julho) que termina o prazo de emissão dessas declarações pelos prestadores de serviços, incluindo autarquias.

Depois da próxima sexta-feira, o consumidor ainda pode, e até 31 de julho, entregar na DGC a declaração comprovativa do direito à caução.

Desde 1999 que é proibida a cobrança de cauções pelos prestadores de serviços essenciais, como fornecimento de eletricidade, gás natural ou água, mas no ano passado estavam ainda por devolver quase 18 milhões de euros em cauções.

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".