sicnot

Perfil

Economia

Portugal está menos competitivo, alerta presidente do fundo de resgate europeu

O presidente do Mecanismo Europeu de Estabilidade diz que está mais preocupado com a economia portuguesa do que com a saída do Reino Unido da União Europeia. Numa entrevista a um jornal alemão, Klaus Regling critica o actual Governo, por estar a reverter as reformas implementadas nos últimos anos.

Klaus Regling, presidente do fundo de resgate europeu

Klaus Regling, presidente do fundo de resgate europeu

© Yuya Shino / Reuters

Em entrevista ao WirtschaftsWoche, Regling considera que Portugal está a ficar menos competitivo e que um dos motivos se prende como facto de ter pedido ajuda financeira em 2011.

O presidente do fundo de resgate europeu critica o aumento do salário mínimo e a devolução dos cortes na função pública e diz que é preciso estar muito atento a Portugal.

Este é o segundo aviso numa semana, depois do ministro alemão das Finanças ter dito que o Governo cometeria um erro grave se não respeitasse os compromissos internacionais.

  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Al Gore e Garry Kasparov vão estar na Web Summit

    Web Summit

    Al Gore, antigo vice-Presidente dos Estados Unidos da América, Garry Kasparov, lendário jogador de xadrez, e Steve Huffman, o dirigente e cofundador da rede social Reddit são os novos nomes anunciados para a 2.ª Web Summit em Lisboa.

  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.