sicnot

Perfil

Economia

Apenas 5% da verba do programa de apoio comunitário chegou a Portugal

Ainda só foram investidos 5% dos Fundos Europeus do Portugal 2020. Dois anos e meio depois do arranque do novo programa de apoios comunitários, grande parte das verbas continua nos cofres de Bruxelas.

© Francois Lenoir / Reuters (Arquivo)

De acordo com o Jornal de Notícias, no mês passado, ainda só tinham sido pagos 208 milhões dos 4,4 mil milhões anunciados.

Segundo autarcas e empresários, há atrasos, excesso de burocracia e problemas informáticos mas também dificuldade das empresas em aceder a créditos e falta de confiança para investir.

Os números são conhecidos numa altura em que aumentam as ameaças de Bruxelas de congelamentos dos fundos a Portugal, como castigo pelo incumprimento do défice.

  • Novas regras para os pagamentos em dinheiro vivo

    Economia

    Os pagamentos em dinheiro acima de 3.000 euros são proibidos a partir de quarta-feira, mas aos não residentes são permitidos pagamentos até 10 mil euros, ou o equivalente em moeda estrangeira, segundo um diploma hoje publicado.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.