sicnot

Perfil

Economia

Apenas 5% da verba do programa de apoio comunitário chegou a Portugal

Ainda só foram investidos 5% dos Fundos Europeus do Portugal 2020. Dois anos e meio depois do arranque do novo programa de apoios comunitários, grande parte das verbas continua nos cofres de Bruxelas.

© Francois Lenoir / Reuters (Arquivo)

De acordo com o Jornal de Notícias, no mês passado, ainda só tinham sido pagos 208 milhões dos 4,4 mil milhões anunciados.

Segundo autarcas e empresários, há atrasos, excesso de burocracia e problemas informáticos mas também dificuldade das empresas em aceder a créditos e falta de confiança para investir.

Os números são conhecidos numa altura em que aumentam as ameaças de Bruxelas de congelamentos dos fundos a Portugal, como castigo pelo incumprimento do défice.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.