sicnot

Perfil

Economia

Aeroporto do Porto investe 1,6 M€ na renovação e ampliação da área comercial

O investimento no Aeroporto do Porto permitiu criar 125 novos postos de trabalho e aumentar a zona de retalho em 1.500 metros quadrados. Na cerimónia de inauguração deste novo espaço, que decorreu hoje, esteve presente a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que destacou este investimento como um exemplo do "efeito arrastador" do turismo "sobre outras atividades económicas".

O Aeroporto do Porto investiu cerca de 1.6 milhões de euros na renovação e ampliação da área comercial, o que se traduziu na criação de 125 postos de trabalho.

"O turismo tem esta grande capacidade de criar postos de trabalho diretos, mas também indiretos, [porque] tem um grande efeito arrastador sobre outras atividades económicas, nomeadamente o comércio, que tem crescido bastante nos últimos anos, muito associado ao grande crescimento da atividade turística", afirmou.

Destacando que a atividade turística nacional está, este ano, a crescer a um ritmo de 16% - e que "o Porto e o Norte acompanham este crescimento"- a secretária de Estado destacou como "cada vez mais importante esta faceta que o turismo tem de dinamizar outros setores" e, paralelamente, de "valorizar as atividades tradicionais" portuguesas.

Como exemplo referiu o espaço Portfolio, uma nova marca de lojas criada pela ANA -- Aeroportos de Portugal, dedicada aos produtos 'made of Portugal' em que estão à venda produtos de marcas portuguesas nas áreas da cultura, moda, sabores, artesanato e 'design'.

Na renovada área comercial do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a ANA inaugurou a terceira loja deste conceito, tendo ainda reformulado e ampliado a 'Duty Free Store', área da restauração e aberto novas lojas de diversas marcas nacionais e internacionais que convidam os visitantes "a uma nova experiência de conforto e lazer, antes da hora do embarque".

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.