sicnot

Perfil

Economia

Aeroporto do Porto investe 1,6 M€ na renovação e ampliação da área comercial

O investimento no Aeroporto do Porto permitiu criar 125 novos postos de trabalho e aumentar a zona de retalho em 1.500 metros quadrados. Na cerimónia de inauguração deste novo espaço, que decorreu hoje, esteve presente a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que destacou este investimento como um exemplo do "efeito arrastador" do turismo "sobre outras atividades económicas".

O Aeroporto do Porto investiu cerca de 1.6 milhões de euros na renovação e ampliação da área comercial, o que se traduziu na criação de 125 postos de trabalho.

"O turismo tem esta grande capacidade de criar postos de trabalho diretos, mas também indiretos, [porque] tem um grande efeito arrastador sobre outras atividades económicas, nomeadamente o comércio, que tem crescido bastante nos últimos anos, muito associado ao grande crescimento da atividade turística", afirmou.

Destacando que a atividade turística nacional está, este ano, a crescer a um ritmo de 16% - e que "o Porto e o Norte acompanham este crescimento"- a secretária de Estado destacou como "cada vez mais importante esta faceta que o turismo tem de dinamizar outros setores" e, paralelamente, de "valorizar as atividades tradicionais" portuguesas.

Como exemplo referiu o espaço Portfolio, uma nova marca de lojas criada pela ANA -- Aeroportos de Portugal, dedicada aos produtos 'made of Portugal' em que estão à venda produtos de marcas portuguesas nas áreas da cultura, moda, sabores, artesanato e 'design'.

Na renovada área comercial do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a ANA inaugurou a terceira loja deste conceito, tendo ainda reformulado e ampliado a 'Duty Free Store', área da restauração e aberto novas lojas de diversas marcas nacionais e internacionais que convidam os visitantes "a uma nova experiência de conforto e lazer, antes da hora do embarque".

Lusa

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano