sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas deixa decisão sobre sanções aos ministros das Finanças da UE

Bruxelas deixa decisão sobre sanções aos ministros das Finanças da UE

A Comissão Europeia abriu um processo contra Portugal e Espanha, por não terem tomado medidas suficientes para corrigir os défices. O anúncio foi feito hoje em Bruxelas, numa conferência onde se evitou falar de sanções. Contudo, os comissários europeus deixam a decisão sobre as sanções para os ministros das Finanças da União Europeia. No caso de o Conselho Europeu confirmar a recomendação da Comissão, vai haver congelamento dos fundos comunitários.

  • Portugal com fundos comunitários congelados no próximo ano
    0:47

    Economia

    A Comissão Europeia decidiu instaurar um processo contra Portugal por não ter tomado as medidas necessárias para corrigir o défice do ano passado. Com a abertura deste processo, Portugal já não se livra do congelamento dos fundos comunitários. Caso o Ecofin decida aplicar sanções, a "torneira europeia" vai fechar-se no arranque do próximo ano. No entanto o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, explicou que Portugal ainda se pode escapar das multas, que podem ser reduzidas a zero.

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14