sicnot

Perfil

Economia

Portugal vai sair em 2016 do procedimento por défice excessivo, garante PM

Portugal vai sair em 2016 do procedimento por défice excessivo, garante PM

António Costa garante que a execução orçamental está dentro do previsto e diz que Portugal vai sair do procedimento por défice excessivo ainda este ano.

António Costa reafirmou esta posição na sua intervenção inicial do debate sobre o "Estado da Nação", na Assembleia da República, já na parte final de um discurso com cerca de 20 páginas.

Sem qualquer referência direta à possibilidade de Portugal ser alvo de sanções por parte da Comissão Europeia, o líder do executivo argumentou que "a própria Comissão Europeia reconhece que a execução orçamental está em linha com o previsto".

"De acordo com o INE [Instituto Nacional de Estatística], o saldo das administrações públicas no primeiro trimestre de 2016 reduziu-se face ao período homólogo de menos 5,5% para menos 3,2% do PIB [Produto Interno Bruto], sendo o défice orçamental do primeiro trimestre mais baixo desde 2008. Estes dados são confirmados pela execução orçamental entre janeiro e maio e, por isso, reforçam a nossa confiança de que este é o rumo que nos levará, já este ano, a sair do procedimento por défice excessivo", sustentou o primeiro-ministro.

Neste contexto, António Costa reiterou a tese de que o cumprimento dos compromissos externos de Portugal se fará "sem planos B, sem medidas adicionais, mas, e só, agindo com determinação rigor".

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.