sicnot

Perfil

Economia

Portugal vai sair em 2016 do procedimento por défice excessivo, garante PM

Portugal vai sair em 2016 do procedimento por défice excessivo, garante PM

António Costa garante que a execução orçamental está dentro do previsto e diz que Portugal vai sair do procedimento por défice excessivo ainda este ano.

António Costa reafirmou esta posição na sua intervenção inicial do debate sobre o "Estado da Nação", na Assembleia da República, já na parte final de um discurso com cerca de 20 páginas.

Sem qualquer referência direta à possibilidade de Portugal ser alvo de sanções por parte da Comissão Europeia, o líder do executivo argumentou que "a própria Comissão Europeia reconhece que a execução orçamental está em linha com o previsto".

"De acordo com o INE [Instituto Nacional de Estatística], o saldo das administrações públicas no primeiro trimestre de 2016 reduziu-se face ao período homólogo de menos 5,5% para menos 3,2% do PIB [Produto Interno Bruto], sendo o défice orçamental do primeiro trimestre mais baixo desde 2008. Estes dados são confirmados pela execução orçamental entre janeiro e maio e, por isso, reforçam a nossa confiança de que este é o rumo que nos levará, já este ano, a sair do procedimento por défice excessivo", sustentou o primeiro-ministro.

Neste contexto, António Costa reiterou a tese de que o cumprimento dos compromissos externos de Portugal se fará "sem planos B, sem medidas adicionais, mas, e só, agindo com determinação rigor".

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.