sicnot

Perfil

Economia

Audições de Centeno, Carlos Costa e José de Matos sobre CGD ainda este mês

As audições do ministro das Finanças, do governador do Banco de Portugal e do presidente da Caixa Geral de Depósitos na comissão de inquérito ao banco devem acontecer ainda este mês, recomendou hoje o Presidente da Assembleia da República.

Mário Centeno, ministro das Finanças

Mário Centeno, ministro das Finanças

© Hugo Correia / Reuters (Arquivo)

A posição de Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, foi transmitida aos jornalistas pela secretária da mesa da Assembleia Idália Serrão (PS), após a reunião extraordinária da conferência de líderes hoje realizada no parlamento.

Do encontro resultou a recomendação de Ferro Rodrigues para que as audições de Mário Centeno, Carlos Costa e José de Matos decorram ainda este mês - as mesmas deverão acontecer na última semana de julho, mediante a disponibilidade dos inquiridos.

"Esta é uma questão política, não uma questão jurídica", vincou Idália Serrão, que acrescentou que a comissão de inquérito tem "poderes maiores" e capacidade para resolver questões como a levantada nesta conferência de líderes em torno das audições no inquérito à Caixa.

No final da reunião de hoje, o coordenador do PSD na comissão de inquérito fez notar a "posição muito clara" transmitida por Ferro Rodrigues e acusou "a maioria que suporta o Governo de tentar obstaculizar que estas audições se fizessem ainda no mês de julho".

Agora, e já com pedidos de documentação enviados a várias entidades, o PSD, diz Hugo Soares, acredita que "é absolutamente fundamental" que Governo, Caixa e BdP venham rapidamente ao parlamento para prestar esclarecimentos e "tranquilizar os portugueses".

Já o coordenador do PS, João Paulo Correia, advoga que foi reforçada a posição tomada na última reunião da comissão de inquérito que fixa até quinta-feira o prazo de pedidos de documentação, arrancando no dia seguinte o prazo de dez dias para os parlamentares receberem informações de entidades como o Ministério das Finanças, a própria CGD ou o banco central.

"No nosso entender e no entender da maioria dos grupos parlamentares, não faz sentido realizar audições sem ter primeiramente em nossa posse alguma documentação que consideramos prioritária", sustentou João Paulo Correia.

A comissão de inquérito à CGD, pedida potestativamente por deputados de PSD e CDS-PP, tomou posse na passada terça-feira.

Os trabalhos irão debruçar-se sobre a gestão do banco público desde o ano 2000 e será também naturalmente abordado o processo de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, atualmente em negociação com Bruxelas.

Mário Centeno, Carlos Costa e José de Matos devem ser ouvidos entre 25 e 28 de julho

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.