sicnot

Perfil

Economia

Alteração nos pagamentos com cartão sem encargos para cliente, reitera a Mastercard

A recente mudança nos terminais de pagamento que possibilita escolher a marca com que se faz determinada operação de compra não acarreta encargos para os consumidores, realçou à Lusa o líder da Mastercard Portugal.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

"Não há encargos nem impactos negativos para os consumidores por utilizarem a marca Mastercard", vincou Paulo Raposo, lamentando a "pouca informação que foi dada aos consumidores e aos comerciantes" sobre esta matéria.

"Na prática (os clientes) podem continuar a fazer o que fizeram sempre até hoje, ou até ao dia 09 de junho [data em que entrou em vigor o novo regulamento europeu], que é processarem as suas transações através da marca Mastercard, porque isso não lhes traz nenhum impacto negativo", afirmou o responsável, sendo que isto serve para as outras marcas internacionais emissoras de cartões, como a Visa, a Maestro e a American Express.

"Olhe para o seu cartão, se o seu cartão é de débito ele hoje continua a ser de débito qualquer que seja a aplicação de pagamento que utilizar", reforçou Paulo Raposo.

No final de junho, a SIBS, entidade que gere os pagamentos multibanco em Portugal, esclareceu ter sido feita uma alteração que possibilita escolher a marca com que se faz determinado pagamento num terminal, mas ressalvou que não há implicações para o cliente.

Esta alteração decorre de um regulamento europeu de taxas de intercâmbio de cartões.

Porém, Paulo Raposo sublinhou que tem havido alguma "confusão", quer entre os consumidores, quer entre os comerciantes, sobre o impacto desta mudança, com muitas pessoas a pensarem que em causa está a escolha entre a operação ser realizada a débito ou a crédito, o que não é o caso.

A opção que é dada ao consumidor é se a operação é processada através da marca Multibanco ou através de outra marca internacional.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".