sicnot

Perfil

Economia

Alteração nos pagamentos com cartão sem encargos para cliente, reitera a Mastercard

A recente mudança nos terminais de pagamento que possibilita escolher a marca com que se faz determinada operação de compra não acarreta encargos para os consumidores, realçou à Lusa o líder da Mastercard Portugal.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

"Não há encargos nem impactos negativos para os consumidores por utilizarem a marca Mastercard", vincou Paulo Raposo, lamentando a "pouca informação que foi dada aos consumidores e aos comerciantes" sobre esta matéria.

"Na prática (os clientes) podem continuar a fazer o que fizeram sempre até hoje, ou até ao dia 09 de junho [data em que entrou em vigor o novo regulamento europeu], que é processarem as suas transações através da marca Mastercard, porque isso não lhes traz nenhum impacto negativo", afirmou o responsável, sendo que isto serve para as outras marcas internacionais emissoras de cartões, como a Visa, a Maestro e a American Express.

"Olhe para o seu cartão, se o seu cartão é de débito ele hoje continua a ser de débito qualquer que seja a aplicação de pagamento que utilizar", reforçou Paulo Raposo.

No final de junho, a SIBS, entidade que gere os pagamentos multibanco em Portugal, esclareceu ter sido feita uma alteração que possibilita escolher a marca com que se faz determinado pagamento num terminal, mas ressalvou que não há implicações para o cliente.

Esta alteração decorre de um regulamento europeu de taxas de intercâmbio de cartões.

Porém, Paulo Raposo sublinhou que tem havido alguma "confusão", quer entre os consumidores, quer entre os comerciantes, sobre o impacto desta mudança, com muitas pessoas a pensarem que em causa está a escolha entre a operação ser realizada a débito ou a crédito, o que não é o caso.

A opção que é dada ao consumidor é se a operação é processada através da marca Multibanco ou através de outra marca internacional.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16