sicnot

Perfil

Economia

Quinzena de luta em setembro contra degradação dos transportes

Sindicatos e representantes dos trabalhadores de empresas públicas de transportes agendaram hoje para setembro a realização de 15 dias de luta contra a degradação do serviço público no setor, informou hoje fonte sindical.

ANT\303\223NIO COTRIM

Dirigentes e delegados sindicais e membros das comissões de trabalhadores das empresas públicas de transportes participaram hoje num plenário, durante o qual decidiram "desenvolver, ente 12 e 23 de setembro, uma quinzena de agitação que envolva trabalhadores e utentes", revelou à Lusa José Manuel Oliveira, coordenador da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).

De acordo com o dirigente sindical, as ações a realizar vão "partir das realidades concretas de cada empresa" e serão brevemente "calendarizadas e arrumadas", não estando "posto de lado que possa, numa ou noutra empresa, haver entrega de pré-aviso de greve".

No plenário, os representantes dos trabalhadores aprovaram também um documento - já enviado ao primeiro-ministro, António Costa - que alerta para a degradação do serviço público de transportes, sob o lema "Trabalhadores e utentes querem respostas urgentes".

"Quem anda de Metro, quem anda de comboio, de autocarro ou de barco é sistematicamente confrontado com um pedido de desculpa, porque há supressão de serviços ou porque não há trabalhadores, ou há avarias ou outros incidentes. E isso preocupa-nos, tendo em conta que queremos empresas públicas a prestar um serviço público de qualidade", salientou José Manuel Oliveira.

No encontro participaram representantes da transportadora Carris, do Metropolitano de Lisboa, da Soflusa, da Transtejo, do setor ferroviário (CP, EMEF e Infraestruturas de Portugal) e também do setor aéreo, mais especificamente representantes de trabalhadores do serviço de 'handling', afirmou o sindicalista.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim