sicnot

Perfil

Economia

Contrafação de notas de euro diminuiu desde o início de 2016

REUTERS

No primeiro semestre de 2016 foram retiradas de circulação 331 mil notas falsas de euro, sendo a maior parte delas de 20 e 50 euros, disse hoje o Banco Central Europeu (BCE), através de um comunicado.

"Foram retiradas de circulação 331 000 notas de euro contrafeitas no primeiro semestre de 2016, ou seja, 25% menos do que no segundo semestre de 2015", refere o BCE

O comunicado especifica que cerca de 80% das contrafações eram notas de 20 e 50 euros.

"As notas de 20 e 50 euros continuaram a ser as mais contrafeitas. Em comparação com os valores relativos ao segundo semestre de 2015, a proporção de contrafações de notas de 20 euros diminuiu e a de notas de 50 euros aumentou. Em conjunto, estas denominações representaram 79,8% do total de notas contrafeitas", acrescenta o documento.

Segundo o comunicado, a maioria das contrafações (97,6%) foi detetada em países da área do euro.

Apenas 1,7% das notas contrafeitas foram apreendidas em Estados-membros da União Europeia não pertencentes à área do euro e menos de 0,7% foram detetadas em outras partes do mundo.

O Banco Central Europeu indica ainda que a nova nota de 50 euros, "que incorpora elementos de segurança inovadores", vai entrar em circulação no dia 4 de abril de 2017.

No mesmo contexto, o comunicado do BCE sublinha que o Eurosistema desenvolve "diversas atividades" de comunicação para auxiliar os cidadãos a distinguir entre notas verdadeiras e contrafeitas.

"Se receber uma nota suspeita, compare-a com outra que saiba ser verdadeira. Caso as suas suspeitas se confirmem, contacte as autoridades policiais ou, dependendo da prática nacional, o banco central ou o seu próprio banco. O Eurosistema apoia as autoridades policiais na luta contra a contrafação de moeda", alerta o BCE

Lusa

  • Nova nota de 10 euros
    1:48

    Economia

    Entra amanhã em circulação uma nova nota de 10 euros. Tal como aconteceu com a de 5 euros, no ano passado, um dos grandes objetivos é reduzir a contrafação. Quem tem notas das antigas, não precisa de as trocar. A transição será feita de forma gradual.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.