sicnot

Perfil

Economia

Quanto dinheiro tem na carteira?

EPA

Os portugueses andam com pouco mais de 30 euros na carteira, em média, segundo um estudo do Banco de Portugal.

O inquérito do Banco de Portugal (BdP) foi feito a 800 consumidores, complementado com o registo de 6.000 diários de pagamentos. As entrevistas presenciais, realizadas no ano passado por uma empresa especializada, tiveram como objetivo conhecer os hábitos e atitudes da população portuguesa com idades entre os 18 e os 74 anos, e as conclusões foram hoje divulgadas num relatório de balanço da emissão monetária em 2015.

O estudo mostra ainda que apenas 4 por cento dos inquiridos não têm o hábito de trazer sempre consigo notas ou moedas, apontando o controlo orçamental e o receio de roubo como as principais razões para não transportar notas e moedas mais vezes.

O diário de pagamentos mostra ainda que, em média, os portugueses efetuam 52,3 pagamentos por mês, dos quais 36,7 são em numerário, o pagamento preferido dos portugueses, sobretudo, para pagamentos frequentes, como alimentação e higiene, e despesas até 10 euros.

O relatório do Banco de Portugal revela ainda que o valor das notas entradas no Banco de Portugal é maior do que o valor das notas que dele saíram, o que pode ser explicado, entre outras razões, pela quantidade de notas que os turistas trazem, muitas de 50 e cem euros, e que em Portugal são pouco utilizadas e por isso acabam por ser retiradas de circulação.

Quanto a falsificações de dinheiro, o relatório mostra que a nota de 20 euros foi a mais contrafeita em 2015, tanto na área do euro como em Portugal, e que em termos globais houve menos moedas contrafeitas apreendidas do que notas, quer na área do euro, quer em Portugal.

Com Lusa

  • Apresentada nova nota de 50€
    1:09

    Economia

    Foi apresentada esta segunda-feira a nova nota de 50€. O Banco Central Europeu reforçou os elementos de segurança da nova nota que entra em circulação a 4 de abril do próximo ano. O Banco de Portugal relembra que não é preciso trocar notas antigas.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.