sicnot

Perfil

Economia

Brasil perde mais de meio milhão de empregos no primeiro semestre

​O Brasil perdeu 531.765 empregos no primeiro semestre deste ano, representando o pior resultado para o período desde 2002, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério do Trabalho brasileiro.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que 91.032 empregos formais foram suprimidos no país em junho, um resultado que segue a tendência de mais demissões do que contratações.

O número superou o registado em maio, quando foram destruídos 72.615 postos de trabalho, mas foi menor em relação ao obtido em junho de 2015 (menos 111.199 postos de trabalho).

O setor de serviços foi o maior responsável por este resultado, ao extinguir 42.678 empregos no mês passado.

Na sequência, foram registados maiores números de encerramentos de postos de trabalho na indústria de transformação, na construção civil e no comércio.

Apenas o setor agrícola ajudou a melhorar o resultado final de junho, ao abrir 38.630 postos, a par da administração pública, que também abriu 790 novas vagas de trabalho.

Porém, de acordo com a tutela, este resultado positivo na agricultura está relacionado com fatores sazonais, como o cultivo do café e da laranja.

No acumulado dos últimos 12 meses, o Brasil, que enfrenta uma longa recessão, encerrou o mês passado com 1.765.024 vagas a menos.

Lusa

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.