sicnot

Perfil

Economia

Brasil perde mais de meio milhão de empregos no primeiro semestre

​O Brasil perdeu 531.765 empregos no primeiro semestre deste ano, representando o pior resultado para o período desde 2002, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério do Trabalho brasileiro.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que 91.032 empregos formais foram suprimidos no país em junho, um resultado que segue a tendência de mais demissões do que contratações.

O número superou o registado em maio, quando foram destruídos 72.615 postos de trabalho, mas foi menor em relação ao obtido em junho de 2015 (menos 111.199 postos de trabalho).

O setor de serviços foi o maior responsável por este resultado, ao extinguir 42.678 empregos no mês passado.

Na sequência, foram registados maiores números de encerramentos de postos de trabalho na indústria de transformação, na construção civil e no comércio.

Apenas o setor agrícola ajudou a melhorar o resultado final de junho, ao abrir 38.630 postos, a par da administração pública, que também abriu 790 novas vagas de trabalho.

Porém, de acordo com a tutela, este resultado positivo na agricultura está relacionado com fatores sazonais, como o cultivo do café e da laranja.

No acumulado dos últimos 12 meses, o Brasil, que enfrenta uma longa recessão, encerrou o mês passado com 1.765.024 vagas a menos.

Lusa

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.