sicnot

Perfil

Economia

Mazda chama à revisão quase 850.000 veículos devido a falha no airbag

© Issei Kato / Reuters

A fabricante japonesa de automóveis Mazda vai chamar à revisão 845.761 veículos na China, devido a falhas nos dispositivos de 'airbag', anunciaram hoje as autoridades chinesas.

Segundo a Administração Geral de Supervisão e Inspeção de Qualidade e Quarentena da China, entre os veículos afetados, 822.560 são carros de seis passageiros, fabricados entre 2006 e este ano, 22.740 SUV de oito passageiros, comercializados entre 2010 e 2016, e 461 desportivos Mazda RX-8, fabricados entre 2004 e 2008.

"Devido a um problema no fornecedor, os airbag frontais poderiam romper-se ao emergir e ferir os automobilistas", revelaram as autoridades, num comunicado citado pela agência oficial Xinhua.

A empresa assegurou que vai substituir as partes defeituosas gratuitamente a partir de 23 de setembro de 2016.

Lusa

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • Comitiva portuguesa terminou visita à central de Almaraz

    País

    A visita técnica da delegação portuguesa e da Comissão Europeia à central nuclear de Almaraz, em Espanha, realizou-se esta segunda-feira. A visita serviu para Portugal se inteirar sobre o funcionamento da central e sobre o projeto de construção de uma instalação para armazenamento de resíduos radioativos.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.