sicnot

Perfil

Economia

Setor público do Brasil regista maior défice de sempre

O setor público consolidado do Brasil, que inclui o governo federal, estados e municípios, registou um défice primário no primeiro semestre de 23,7 mil milhões de reais (6,5 mil milhões de euros), informou hoje o Banco Central.

Foi o pior resultado fiscal do país desde 2001, quando o Banco Central começou a compilar e divulgar este tipo de dados.

O fraco desempenho das contas públicas no país tem uma relação direta com a recessão da economia, que reduz as receitas provenientes dos impostos.

Sem conseguir alcançar um excedente primário, o Brasil aumenta o endividamento interno.

No mesmo período do ano passado houve um excedente de 16,2 mil milhões de reais (4,4 mil milhões de euros).

Em junho passado, o défice ficou em 10 mil milhões de reais (2,7 mil milhões de euros).

Esse também foi o pior resultado do país para o mês na compilação iniciada em dezembro de 2001, ultrapassando o défice de 9,3 mil milhões de reais (2,5 mil milhões de euros) registado em junho de 2015.

Em doze meses até junho deste ano o setor público consolidado soma um défice primário de 151,2 mil milhões de reais (41,8 mil milhões de euros), resultado equivalente a 2,51% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

A meta fiscal do país prevê um défice primário de até 163,9 mil milhões de reais (45,2 mil milhões de euros) nas contas públicas para este ano.

Lusa

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.