sicnot

Perfil

Economia

Setor público do Brasil regista maior défice de sempre

O setor público consolidado do Brasil, que inclui o governo federal, estados e municípios, registou um défice primário no primeiro semestre de 23,7 mil milhões de reais (6,5 mil milhões de euros), informou hoje o Banco Central.

Foi o pior resultado fiscal do país desde 2001, quando o Banco Central começou a compilar e divulgar este tipo de dados.

O fraco desempenho das contas públicas no país tem uma relação direta com a recessão da economia, que reduz as receitas provenientes dos impostos.

Sem conseguir alcançar um excedente primário, o Brasil aumenta o endividamento interno.

No mesmo período do ano passado houve um excedente de 16,2 mil milhões de reais (4,4 mil milhões de euros).

Em junho passado, o défice ficou em 10 mil milhões de reais (2,7 mil milhões de euros).

Esse também foi o pior resultado do país para o mês na compilação iniciada em dezembro de 2001, ultrapassando o défice de 9,3 mil milhões de reais (2,5 mil milhões de euros) registado em junho de 2015.

Em doze meses até junho deste ano o setor público consolidado soma um défice primário de 151,2 mil milhões de reais (41,8 mil milhões de euros), resultado equivalente a 2,51% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

A meta fiscal do país prevê um défice primário de até 163,9 mil milhões de reais (45,2 mil milhões de euros) nas contas públicas para este ano.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57