sicnot

Perfil

Economia

Descontos de 15% em algumas autoestradas entram hoje em vigor

LUSA

A partir de hoje, quem circular em algumas autoestradas do interior e Algarve vai pagar menos 15% nas portagens. A medida abrange a A23, que liga Torres Novas à Guarda, a A22, entre Lagos e Vila Real de Santo António, e a A24, entre Viseu e Chaves. Os descontos também se aplicam em alguns troços da A4.

O Ministério do Planeamento e das Infraestruturas anunciou ainda o alargamento do horário e de descontos especiais a veículos pesados de mercadorias nas referidas autoestradas: o regime em vigor desde 2012 de descontos adicionais de 10% no período diurno e 25% em período noturno e fim de semana para os pesados de mercadorias passa para 15% e 30%, respetivamente, e é alargado à autoestrada A4 e Túnel do Marão.

O período noturno também é alargado, em mais duas horas, tendo sido fixado entre as 20:00 e as 7:59 (sensivelmente 12 horas), quando até aqui a sua duração estava fixada entre as 21:00 e as 7:00.

Os descontos de 15% anunciados pelo Governo mereceram a crítica de várias comissões de utentes daquelas vias, que os consideraram insuficientes e reclamaram o fim das portagens.

Já empresários de Viana do Castelo consideraram "inconcebível" que a A28, que liga aquela cidade ao Porto, não tivesse sido incluída na lista das autoestradas com descontos.

O setor do turismo lamentou não ter sido ouvido pelo Governo sobre as reduções de portagens.


Com Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.