sicnot

Perfil

Economia

Hostels vão ser novidade nos Açores

O novo regime do alojamento local nos Açores foi hoje publicado em Jornal Oficial e apresenta como principal novidade a previsão de hostels, informou o Governo Regional.

"A principal novidade deste novo regime reside na previsão de uma nova tipologia de estabelecimento de alojamento local, o hostel, através da qual se pretende responder às novas tendências da procura, principalmente dos públicos mais jovens", refere uma nota de imprensa.

Para preservar a qualidade da oferta, esta nova tipologia de estabelecimento deve obedecer a várias condições, "nomeadamente ter de resultar do aproveitamento de construções existentes situadas em centros urbanos, não poder ter mais de 30 camas e dez quartos, nem mais de seis camas por dormitório, incluindo beliches e camas convertíveis".

A portaria define "as tipologias dos estabelecimentos, os requisitos mínimos de segurança, higiene, instalações, equipamentos e serviços prestados aos hóspedes, as capacidades máximas dos estabelecimentos e respetivas unidades de alojamento, os bens e serviços incluídos no preço do alojamento e as regras relativas ao registo, publicidade, identificação dos estabelecimentos e disponibilização de informação para fins estatísticos".

"Novidade neste novo regime é também a atribuição de um número sequencial ao registo dos estabelecimentos de alojamento local que cumpram os requisitos legais, que será gerado pela Direção Regional do Turismo e terá de constar de toda a correspondência, publicidade e divulgação, por qualquer meio, do estabelecimento", acrescenta.

Para o Governo dos Açores, esta exigência "é importante para informação dos turistas, que ficam a saber que os estabelecimentos têm reconhecimento oficial, mas também para efeitos de fiscalização da comercialização deste tipo de alojamento por parte das entidades competentes, nomeadamente nos casos em que a comercialização é feita nos meios de informação/comunicação de maior difusão, como a Internet".

A mesma nota adianta que "o alojamento local é uma realidade incontornável da oferta de alojamento nos Açores, evidenciando um dinamismo muito significativo, sobretudo a partir de 2015, a que o Governo Regional pretende dar resposta, disciplinando a oferta".

Segundo o executivo açoriano, existem no arquipélago 870 estabelecimentos de alojamento local que disponibilizam 2.130 quartos e 4.541 camas.

No ano passado, registaram-se mais de 162 mil dormidas em alojamento local e, este ano, até maio, já foram registadas mais de 90 mil dormidas, o que representa um crescimento de 157% face ao período homólogo de 2015, refere a mesma nota de imprensa.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".