sicnot

Perfil

Economia

Há cada vez menos casas para alugar nas grandes cidades

Há cada vez menos casas para alugar nas grandes cidades

Há cada vez menos casas para arrendar nas principais cidades do país. Segundo o Jornal de Negócios, em Lisboa a quebra na oferta é de 75%. O problema já não são só as rendas mais elevadas, mas também a dificuldade em encontrar imóveis disponíveis.

Eencontrar uma casa dentro das principais cidades é, hoje em dia.. praticamente impossível. Segundo dados de empresas que arrendam casas, divulgados pelo jornal de Negócios, há agora menos 70% de imóveis disponíveis do que há apenas três anos.

O problema é maior em Lisboa e no Porto. Os preços dispararam nos últimos anos, mas agora mesmo que tem dinheiro para pagar não encontra casas nas duas cidades. E quanto mais para o centro, menos estão disponíveis.

Em Lisboa, praticamente não há casas na Estrela, nos Olivais, em Alcântara ou em Belém. Santa Clara é a freguesia que teve a quebra mais pequena e, mesmo assim, só tem metade da oferta de 2013.

No Porto, o Bonfim é o bairro que tem menos casas para arrendar. mas o problema estende-se a toda a cidade. Segundo o jornal, há agora menos imóveis para arrendar porque ficou mais fácil vendê-las com os bancos a facilitarem o acesso aos créditos. E as que ficam disponíveis, ou são arrendadas por curto prazo aos milhares de turistas que vão chegando ou têm rendas que podem chegar ao dobro do que era pedido nos últimos anos.

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC