sicnot

Perfil

Economia

Governo da Madeira recebe 500 mil euros do Santander Totta

​O presidente do Governo Regional da Madeira anunciou hoje, no Funchal, que o Banco Santander Totta vai atribuir à região autónoma um apoio de 500 mil euros, para a reconstrução das áreas danificadas pelos incêndios.

"Recebi um telefonema do senhor presidente do Banco Santander Totta, que deliberou atribuir ao Governo da Madeira, para a reconstrução e o apoio social, meio milhão de euros", disse Miguel Albuquerque, na sequência de uma visita às instalações da delegação regional da Cruz Vermelha.

O governante explicou que parte da verba vai ser aplicada imediatamente numa conta do Instituto de Habitação da Madeira e sublinhou que o realojamento das vítimas vai iniciar-se já esta tarde.

"Já estamos numa fase de reconstrução", salientou Miguel Albuquerque.

O realojamento vai começar pelos idosos e famílias numerosas e será, nesta fase, de caráter provisório, em fogos disponibilizados pelo Ministério da Justiça para situações de emergência.

O presidente do Governo Regional destacou também o "trabalho magnífico" dos 60 jovens voluntários da Cruz Vermelha e de 50 escuteiros que estão a trabalhar diariamente no apoio às vítimas dos incêndios que afetam a Madeira desde segunda-feira.

"Muitas vezes é fácil ser solidário na internet e mandar mensagens, mas estes são jovens que têm um espírito de missão, de serviço aos outros, e que estão desde a primeira hora no terreno", vincou.

Para ajudar financeiramente as vítimas dos incêndios, a delegação da Madeira da Cruz Vermelha abriu uma conta bancária (IBAN: PT50--00330000-45426331707-05) e anunciou que o dinheiro angariado destina-se exclusivamente a apoiar nos "aspetos da reconstrução e reequipamento" do material perdido.

Na terça-feira, a Cáritas Portuguesa abriu uma conta solidária com o nome "Cáritas ajuda a Madeira" (NIB: 0035 0697 0059 7240130 28) para agilizar o apoio de emergência necessário para as populações mais atingidas", referiu o presidente da instituição.

Já na quarta-feira, a Câmara Municipal do Funchal anunciou a criação de uma conta solidária para receber donativos, com o nome "Funchal Solidário - Incêndio de agosto 2016", no Banco Santander, (IBAN: PT50 0018 0003 4277 7599 0201 0).

Também o banco Millenium BCP abriu, na quarta-feira, uma conta de solidariedade "Millennium BCP - Solidário com a Madeira" com o IBAN (PT50 0033 0000 4552 0020 0300 5) para "angariar fundos de apoio para as vítimas dos incêndios" na Madeira, que funciona através de depósitos ou transferências bancárias e à qual doou 10 mil euros.

Neste momento, existem quatro contas bancárias abertas para apoiar a população afetada pelos incêndios da Madeira.

Lusa

  • Uma oferta inesperada vinda de Inglaterra para Albufeira
    2:36

    País

    Sabendo das limitações dos bombeiros portugueses, uma corporação inglesa ofereceu equipamentos avaliados em mais de 100 mil euros aos colegas de Albufeira. A oferta, além de inesperada, gerou uma onda de solidariedade da comunidade estrangeira junto das corporações algarvias.

  • 55 milhões de euros em prejuízos no Funchal

    País

    ​O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, estimou em 55 milhões de euros os prejuízos materiais nos bens privados e públicos no concelho provocados pelos incêndios que deflagraram desde segunda-feira.

  • Governo da Madeira cria fundo de apoio social para reconstrução de casas
    1:06

    País

    O presidente do governo regional da Madeira, Miguel Albuquerque anunciou a criação de um fundo de apoio de 163 mil euros para a reconstrução de habitações destruídas ou danificadas nos incêndios e para a reavaliação de alojamentos. Foi também criada uma linha telefónica de 24h para dar esclarecimentos e conselhos à população.

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.