sicnot

Perfil

Economia

Presidente do Deutsche Bank critica taxas de juro baixas

O presidente do Deutsche Bank, o britânico John Cryan, considerou que a estratégia de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) tem "consequências fatais" para os que têm poupanças e para os planos de pensões.

Num artigo publicado hoje no jornal Handelsblatt e citado pela Efe, Cryan reconhece, no entanto, que as medidas do BCE têm efeito, fortaleceram a economia e tornaram o sistema bancário mais seguro.

"O BCE fez muito para estabilizar a Europa", segundo Cryan, ao mesmo tempo que aponta que a entidade monetária está ainda longe de alcançar uma taxa de inflação próxima de 2%.

Cryan considera que a política monetária muito expansiva causa mais prejuízos do que benefícios.

O presidente do Deutsche Bank pede ao presidente do BCE, Mario Draghi, que mude de rumo, sem taxas de juro negativas.

A principal taxa de juro do BCE está atualmente em 0% e a taxa aplicável aos depósitos está em -0,40%.

O presidente do Deutsche Bank disse ainda que os bancos da Europa estão mais seguros, o que ficou demonstrado nos testes de resistência das autoridades de supervisão em julho.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a lider da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleiçoes em vários países, como a Alemanha e a Holanda.